Peixes é a água mutável do zodíaco. É a água em transição, a movimentação dos sentimentos.
Água porque esse é o seu elemento. Os signos do elemento água são: Câncer, Escorpião e Peixes. E mutável porque esse é o seu modo: Peixes finaliza uma estação, assim como Gêmeos, Virgem e Sagitário.
Peixes traz então muita flexibilidade, imaginação, altruísmo, sensibilidade e empatia. É o olhar para o outro, ou para o mundo, e sentir suas dores e alegrias. Aqui encontramos o interesse no todo, no coletivo.
E Peixes é regido por Júpiter, o planeta benéfico da fé, da justiça, da espiritualidade, da abundância e do exagero, das longas viagens e dos conhecimentos. Assim, Peixes traz essa conexão espiritual e certo misticismo, esse modo generoso, e essa sensibilidade intensificada.
Peixes é também criatividade, já que apresenta muita imaginação, um lado poético e fantasioso. Porém, há aqui uma certa ingenuidade, como se tudo e todos fossem bons e o mal não existisse. E quando percebe esse “mal”, a tendência pisciana é a de fuga…muitas vezes, essa fuga acontece para um outro mundo criado em seus pensamentos e orações, para uma dimensão paralela. É por isso que escapismo e ilusão também são características desse signo. O potencial para criar e fantasiar é realmente forte em Peixes.
Em Peixes podemos perceber também muita tranquilidade, passividade e leveza. É como se pudéssemos deixar a vida real e os problemas de lado de vez em quando e ingressar no mundo das fantasias: um mundo onde tudo é bom, as pessoas se ajudam, e há apenas paz, arte, poesia…um mundo pisciano.
Sol em Peixes no Mapa Natal
O Sol é o rei dos astros, e pode trazer significados diferentes para cada mapa. O Sol representa brilho, poder, realeza, vitalidade, a figura paterna, princípios masculinos e figuras de autoridade, de forma geral. É um dos elementos mais importantes no mapa natal.
É o Sol também que representa a saúde, e pode também trazer traços do comportamento – mesmo que não seja algo tão visível, digamos assim. Aliás, quem mais bem representa a personalidade do indivíduo (dono do mapa natal) é o próprio ascendente e seu planeta regente (exemplo: uma pessoa que tem ascendente em Áries – esse signo irá trazer informações sobre a personalidade e motivações dessa pessoa, assim como o planeta regente desse signo – Marte).
Bom, vamos o Sol é o astro que representa a nossa essência: como somos em nossa forma mais pura, sem filtros e “acessórios”. O que é mais importante para nós?
Indivíduos que têm o Sol em Peixes no mapa natal, são então piscianos em essência. O que isso significa? Que essas pessoas trazem, em sua essência (em sua forma mais pura), empatia, sensibilidade, criatividade, calma…todas as características de Peixes que falei acima podem aparecer no mais íntimo de cada pessoa com esse posicionamento. É claro que o mapa deve ser avaliado como um todo, e é muito importante estudar esse astro com profundidade – assim como todos os outros astros. É necessário também avaliar a casa onde o Sol está, e os aspectos que faz. Porém, de forma geral, o Sol em Peixes pode simbolizar uma maior preocupação com as pessoas e situações ao redor, com o mundo, com o todo, o coletivo. E Peixes traz para o Sol esses traços de leveza, delicadeza, dispersão, imaginação e generosidade para boa parte de sua personalidade.
Como aproveitar melhor o trânsito astrológico de Sol em Peixes?
E ontem (18.02.23) o Sol ingressou no signo de Peixes. Quando o Sol ingressa em Peixes (geralmente por volta de 18.02), ele ingressa também no último signo do zodíaco. No próximo mês, quando ingressar em Áries (o primeiro do zodíaco), teremos o início do ano novo astrológico. E Peixes, signo mutável, também vem para encerrar o verão aqui no hemisfério sul. Simboliza então a última parte dessa estação…quando o Sol ingressar em Áries (equinócio de outono aqui no hemisfério sul) teremos o início de uma nova estação. Podemos dizer que Peixes representa então, o fim de um ciclo, e por isso, esse período pode trazer a ideia de finalização, podendo ser um momento de grande introspecção e reflexão.
Quando o Sol estiver passeando por Peixes, podemos nos sentirmos mais conectados com a fantasia e a fé. É um período interessante para ativar a sensibilidade, para ter mais empatia e olhar com mais amor para os outros, para o mundo e para as situações ao redor.
É também um excelente momento para iniciar alguma atividade artística – ou, algo que ative a sua sensibilidade.
Atividades tranquilas, como ioga, desenho, práticas meditativas, ferramentas holísticas e a ligação com a espiritualidade (conforme suas crenças)…tudo isso pode ser ainda mais interessante nesses períodos em que o Sol estiver caminhando por Peixes, que, nesse ano (2023) acontece de 18.02 até 20.03!
Em qual casa você tem o signo de Peixes?
É muito interessante também descobrir em qual casa do seu mapa natal você tem o signo de Peixes, pois é por lá que o Sol estará transitando no período em que estiver nesse signo. Então se você tem Peixes na casa 5, por exemplo, isso significa que, no período em que o Sol estiver em Peixes, o Sol também estará passando pela sua casa 5 (do seu mapa natal)! Dessa forma, os assuntos dessa casa (arte, filhos, romances, hobbies e diversão) serão iluminados nesse período!
Você já sabe em qual casa tem esse signo? Já gerou o desenho do seu mapa natal? Se precisar de ajuda, tenho um artigo aqui no blog onde explico o passo a passo de como gerar o desenho do mapa. Também tenho outro artigo onde ensino como entender o desenho, e como localizar os signos nas casas.
Gostou de saber mais sobre o signo de Peixes? Qualquer dúvida, é só chamar! 🙂
Beijos de luz, Tici!