Mercúrio retrógrado é um fenômeno astrológico que ocorre quando Mercúrio parece se mover para trás em relação à Terra. Embora Mercúrio na verdade não esteja se movendo para trás, mas sim apenas “caminhando” num ritmo mais lento, essa mudança de velocidade acaba trazendo a impressão de que o planeta está “dando a ré”. Porém, é apenas uma questão de perspectiva da visão que temos aqui da Terra.
A retrogradação de Mercúrio acontece, geralmente, três a quatro vezes por ano, então poderíamos dizer que é algo bem comum. Mas Mercúrio acabou ganhando uma fama exagerada com a retrogradação, principalmente envolvendo notícias alarmantes, como se fosse um período cheinho de problemas e situações desafiadoras. Bom, para a Astrologia, a retrogradação é considerada uma debilidade, afinal, o planeta não está em seu ritmo normal. Porém, nesse artigo vou te explicar o que é Mercúrio retrógrado, o porquê desse fenômeno não ser algo negativo como dizem por aí (em alguns casos a retrogradação acaba até sendo interessante), e como aproveitar melhor os períodos de retrogradação! Vamos lá?
Só Mercúrio fica retrógrado?
A primeira coisa que você deve saber é que não apenas Mercúrio fica retrógrado, mas sim, todos os planetas – os luminares (Sol e Lua) não! Porém, é Mercúrio que acaba ganhando a pior fama quando o assunto é retrogradação. Isso acontece porque Mercúrio está muito próximo de nós e fica retrógrado mais vezes ao longo de um ano.
O que Mercúrio retrógrado representa?
Na astrologia, Mercúrio retrógrado pode ser visto como um período de reflexão, revisão e reavaliação. É um período interessante para olhar para dentro de si e revisar seus pensamentos, atitudes e crenças, com o objetivo de fazer ajustes onde for necessário.
Durante a retrogradação, algumas coisas podem parecer mais confusas, complexas e instáveis, e é importante ter paciência e compreender que esses períodos podem trazer grandes oportunidades para crescer. Afinal, são períodos bastante favoráveis para revisar, refletir e aprender algo que não estava sendo possível observar antes. A retrogradação pode também ser considerada um momento de pausa, para desacelerar, assim como o próprio planeta representa.
Bom, mas assim como os outros planetas, Mercúrio retrógrado também pode trazer situações inesperadas, diferentes do planejado, por exemplo. Por isso, nesse período, é fundamental investir em planejamento. Se você tiver algo marcado ou está pensando em marcar algo importante para dias em que Mercúrio está/estará retrógrado, é interessante realizar tudo com bastante calma e organização.
Mercúrio retrógrado é algo negativo?
Como falei acima, um planeta retrógrado é considerado debilitado para a astrologia, porque não está em sua velocidade normal. Porém, não é possível afirmar que a retrogradação seja algo negativo em todas as vezes e em todos os mapas, por exemplo. Cada situação deve ser analisada de forma individual, e sempre avaliando o céu do momento ou o mapa natal como um todo. Até porque, vamos imaginar uma situação comum: imagine que Mercúrio está passeando agora pelo signo de Câncer. Depois de alguns dias nesse signo, Mercúrio vai iniciar seu movimento retrógrado. Com a retrogradação, Mercúrio irá retornar para Gêmeos, um dos signos que rege (Mercúrio é o planeta regente de Gêmeos e Virgem). Nesse caso, a retrogradação acaba até sendo positiva, afinal, Mercúrio voltou para um signo onde fica confortável, um dos signos que rege.
O que acontece durante a retrogradação, é que os assuntos do planeta que está retrógrado, podem não fluir como deveriam. Então no caso de Mercúrio, que representa – entre muitas outras coisas – a comunicação, nesses períodos podemos sentir uma certa dificuldade para nos expressarmos como gostaríamos!
Áreas da vida regidas por Mercúrio
Para a astrologia, o planeta Mercúrio é o regente de todas as formas de comunicação e é também considerado o guardião de todos os acordos e documentos importantes. É ele que governa todas as habilidades relacionadas à comunicação, incluindo o ato de ouvir, de falar, de aprender, de ler, de editar, de pesquisar, de negociar, de vender e de comprar. Além disso, Mercúrio rege todos os contratos formais, acordos e documentos importantes, como manuscritos de livros, trabalhos de pesquisa, escrituras, contratos, aluguéis e testamentos. Os códigos de computador, assim como o transporte, o envio de mensagens, e as viagens curtas, tudo isso tem uma forte relação com Mercúrio.
Quando Mercúrio inicia seu movimento retrógrado, todas essas áreas que governa tendem a desacelerar também, ou seja, esses assuntos acabam não fluindo como deveriam fluir…
E na verdade, isso acontece com todos os planetas. Ou seja, os assuntos que cada planeta rege, no período de retrogradação, acabam ficando mais “travados”, digamos assim. No caso de Mercúrio, os processos e as transações acabam ganhando um ritmo mais lento, não funcionando como deveriam. Porém, é importante entendermos que isso não acontece por culpa ou influência de Mercúrio. Aliás, na astrologia, utilizamos o conceito de espelhamento: o que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. É, simplesmente, o “refletir”. Mais um motivo para não culpar os astros por algum problema que é, muitas vezes, seu, hehe…
Bom, mas afinal, o que devemos fazer durante a retrogradação? E o que não fazer? Como aproveitar melhor esse momento? Vamos ver agora algumas dicas interessantes para os períodos em que Mercúrio está retrógrado.
Dicas para os períodos de Mercúrio retrógrado:
– Ouvir com atenção e falar devagar, de forma clara e objetiva, para que o outro consiga compreender o que você deseja comunicar, evitando mal-entendidos.
– Cuidar com o conteúdo de e-mails importantes; conferir se a mensagem está correta e se realmente foi enviada.
– Ter muita atenção com atrasos, principalmente em eventos/compromissos importantes.
– Revisar muito bem trabalhos importantes que precisam ser entregues (nada de deixar para conferir na última hora).
– Ter um maior cuidado com compras, e também com gastos desnecessários: se precisar comprar algo (principalmente online), verifique muito bem o produto, a loja e o prazo de entrega antes de finalizar a compra.
– Atenção com datas e horários: busque conferir no calendário e confirmar o evento antes de sair de casa.
– Se for fazer alguma viagem, é muito importante checar todos os detalhes (trânsito, reservas, gasolina, passeios, etc).
– É sempre importante ter atenção no trânsito, mas em períodos de Mercúrio retrógrado essa atenção deve ser redobrada!
Outras áreas que pedem atenção…
Além das dicas acima, é interessante manter a paciência no dia a dia, com coisas que podem simplesmente não funcionar ou funcionar de forma mais lenta, travada (exemplos: celular, aplicativos, computador, impressora, etc).
Se for possível, é melhor evitar firmar contratos ou acordos importantes, para evitar problemas futuros caso você decida mudar de ideia mais tarde. Isso acontece porque nesses períodos podemos repensar muitas coisas, inclusive, ideias antigas podem retornar. Com isso, a confusão e a mudança de planos podem acontecer com mais frequência.
Já com projetos grandes, ou para o lançamento de algo importante, eu recomendo aguardar a retrogradação acabar, se for possível. Porém, não precisamos deixar de fazer as coisas, mas sim nos planejar melhor. Se não for possível esperar, lembre-se apenas de conferir tudo com atenção e se preparar.
Ah…mudanças e obras também merecem atenção redobrada. Se não puder aguardar o fim de Mercúrio retrógrado, busque fazer cada coisa com bastante calma e paciência, explicando com clareza seus objetivos para os profissionais envolvidos. E atenção: não é que algo não vá dar certo! Pode ser até que fique muito melhor do que em qualquer outro período…porém, a retrogradação simboliza atrasos e imprevistos, por isso, é importante ter mais atenção, e assim, evitar situações estressantes, hehe.
Outro ponto bem interessante: muito se fala dos cuidados que devemos ter com relação à comunicação. E, de fato, devemos evitar entrar em discussões e debates, principalmente de assuntos importantes ou delicados. O ideal é tentar se comunicar da forma mais objetiva possível para evitar confusões e mal-entendidos.
Como podemos aproveitar esse período da melhor maneira?
Se por um lado devemos ter alguns cuidados com os temas mercurianos, por outro, temos uma oportunidade incrível de pausar, revisar, planejar…as vezes, na correria do dia a dia e dos nossos diversos compromissos e planos, esquecemos do mais importante: a pausa. Precisamos descansar, parar um pouco e ver como as coisas estão acontecendo em nossas vidas. Aliás, as vezes tudo o que precisamos é, realmente, desacelerar. E Mercúrio retrógrado nos traz essa inspiração. Nesse período mais “lento”, podemos aproveitar para refletir sobre nossos objetivos, observar nossos pensamentos e a nossa comunicação, e reavaliar nossas decisões para garantirmos que estamos no caminho certo.
Esse período pode nos trazer autorreflexão, auxiliando assim, na conexão com nossas ideias, e até na mudança de alguns pensamentos e ações. Mercúrio Retrógado também pode nos ajudar a tomar decisões mais conscientes, e é por isso que esse momento pede pausa e reflexão, para que possamos identificar e fazer ajustes onde for necessário.
Como saber o que Mercúrio Retrógrado representa para mim, de forma individual?
Além dos significados gerais e das dicas que são super válidas para todos, é bem interessante analisar em cada mapa por onde Mercúrio está passando no momento em que está retrógrado, ou seja, em qual casa astrológica (ou casas) está/estará.
Nós temos o nosso mapa natal, que nunca muda, e irá nos acompanhar por toda a nossa jornada aqui. Porém, os planetas estão sempre em movimento no céu, eles nunca param. Assim, vão passeando de signo em signo, fazendo aspectos com outros astros, se movimentando e também se conectando com o nosso mapa natal. Isso se chama “trânsito astrológico”, e corresponde ao movimento dos planetas no céu.
E para descobrir em qual casa astrológica Mercúrio retrógrado estará passando no seu mapa natal, é necessário que você já tenha gerado o desenho do seu mapa natal e saiba localizar as casas e os signos, pelo menos. Vou deixar um exemplo aqui: se você tem o ascendente em Libra, e Mercúrio ingressa no signo de Libra, Mercúrio estará passeando pelo seu ascendente nesse período que estará em Libra! 🙂
E isso é muito interessante, pois assim, conseguimos conectar os trânsitos astrológicos com o nosso mapa natal, e compreender melhor cada período do ano, por exemplo.
Se você tiver alguma dúvida sobre como gerar o desenho do seu mapa astral, ou como entender esse desenho, tenho dois artigos aqui no blog que podem te ajudar:
– como gerar o desenho do seu mapa natal
– como entender o desenho do mapa
Se ainda precisar de ajuda, você também pode entrar em contato comigo lá no instagram.
O trânsito de Mercúrio retrógrado pelo mapa natal
Bom, feito isso, é bem legal analisar por onde esse Mercúrio retrógrado estará transitando no seu mapa natal (e com quais assuntos / áreas da vida estará se envolvendo)!
Você deverá ver o signo onde Mercúrio está e se irá voltar para o signo anterior ou não. É importante também avaliar o grau da retrogradação. Vamos usar como exemplo, a retrogradação que acontecerá entre 13 de dezembro de 2023 a 02 de janeiro de 2024. Mercúrio estará no grau 8 de Capricórnio quando irá iniciar seu movimento retrógrado. E então, Mercúrio vai “voltando”, até chegar em Sagitário. O planeta irá retrogradar até o grau 22 de Sagitário. No mapa exemplo acima, Mercúrio retrógrado vai passar pela casa 9, pedindo reflexão e revisão para os assuntos que essa casa astrológica representa: longas viagens, estudos e cursos, crenças e espiritualidade, etc.
Ou seja, além dos significados gerais, que são bem importantes, temos ainda os significados individuais, específicos para o nosso mapa natal! 🙂
Como posso me preparar para os períodos de Mercúrio retrógrado?
Compreender os períodos retrógrados de Mercúrio pode ser uma “boa estratégia”, digamos assim, para aumentar a produtividade e minimizar os incômodos que a retrogradação pode trazer. É o famoso “estar consciente” né? Quando nos preparamos para as situações, podemos aproveitar o melhor de cada período!
E ao saber o que esperar durante um período de retrogradação (isso vale para qualquer planeta, viu?) podemos nos preparar para ele. Isso significa: evitar tomar decisões importantes, iniciar novos projetos ou assinar contratos durante esse período, e, principalmente, ter mais atenção e presença em cada atitude/pensamento/palavra dita… O ideal é usar esse tempo para avaliar projetos pendentes, revisar metas e estratégias, e fazer ajustes internos antes de avançar.
Separei as datas de períodos de Mercúrio retrógrado de 2023 a 2030:
2023
- 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro
- 21 de abril a 15 de maio
- 23 de agosto a 15 de setembro
- 13 de dezembro a 02 de janeiro de 2024
2024
- 13 de dezembro de 2023 a 02 de janeiro de 2024
- 01 de abril a 25 de abril
- 05 de agosto a 28 de agosto
- 25 de novembro a 15 de dezembro
2025
- 15 de março a 07 de abril
- 18 de julho a 11 de agosto
- 09 de novembro a 29 de novembro
2026
- 26 de fevereiro a 20 de março
- 29 de junho a 23 de julho
- 24 de outubro a 13 de novembro
2027
- 09 de fevereiro a 03 de março
- 10 de junho a 04 de julho
- 07 de outubro a 28 de outubro
2028
- 24 de janeiro a 14 de fevereiro
- 21 de maio a 14 de junho
- 29 de setembro a 11 de outubro
2029
- 07 de janeiro a 27 de janeiro
- 01 de maio a 25 de maio
- 02 de setembro a 24 de setembro
- 22 de dezembro a 11 de janeiro de 2030
2030
- 22 de dezembro de 2029 a 11 de janeiro de 2030
- 12 de abril a 06 de maio
- 15 de agosto a 08 de setembro
- 05 de dezembro a 25 de dezembro
Por fim…
Bom, e para finalizar, eu diria que basta manter a atenção com os temas mercurianos, de forma geral. Aliás, é um ótimo momento para focar ainda mais em se manter presente, em manter o seu olhar para o “agora” e revisar tudo o que for necessário antes de dar os próximos passos! Qualquer dúvida, me chama. 🙂