A Estrela Sirius é uma das estrelas mais famosas, e talvez, mais importantes para a Astrologia. É também a estrela mais brilhante do céu, e por isso, fascina a humanidade desde tempos antigos.
Neste artigo você vai conhecer as principais características da Estrela Sirius na Astrologia, e seus principais significados no mapa astral.
O que são estrelas fixas?
As estrelas visíveis no céu noturno são chamadas de estrelas fixas. São denominadas assim porque parecem manter posições fixas, já que se movem muito lentamente. Para você ter uma ideia dessa “lentidão”, as estrelas fixas podem variar em torno de um 1 grau a cada 72 anos, aproximadamente.
As estrelas fixas podem ser bem importantes nas análises astrológicas, adicionando características e significados. Porém, para que tenha relevância numa análise, a estrela deve estar em conjunção com algum planeta ou ângulo.
Além disso, nem todas as estrelas são interpretadas, sendo importante avaliar a magnitude (brilho) aparente da estrela e sua proximidade da eclíptica. Para saber mais sobre isso, veja este artigo aqui do blog!
Estrela Sirius: natureza e características
Localização atual: 14°26 de Câncer
Magnitude: -1,46
Natureza: Júpiter e Marte
O nome “Sirius” vem do grego “Seirios”, que significa “brilhante” ou “escaldante”, refletindo sua luz intensa. Ou, para alguns autores, seu nome vem de “Osíris”, o deus Egípcio.
Sirius também é chamada de “Estrela do Cão”, associada ao cão de caça do mitológico Órion na Grécia. Segundo a lenda, Zeus elevou os cães de Órion aos céus, transformando-os nas constelações do Cão Maior e Cão Menor, com Sírius como destaque. Sirius é a estrela Alfa da Constelação do Cão Maior.
Para a Astrologia, essa é uma estrela considerada “benéfica”, e tem a natureza de Júpiter e de Marte.
Mitos associados à Estrela Sirius…
Sirius no Egito Antigo: Anúncio das Cheias do Nilo
Para os antigos egípcios, Sirius tinha uma importância vital. Conhecida como Sopdet, ela era identificada com a deusa Ísis e seu aparecimento no céu, pouco antes do nascer do Sol (fenômeno conhecido como nascer helíaco), anunciava a inundação anual do Rio Nilo. Este evento era fundamental para a sobrevivência da civilização egípcia, marcando o início de um novo ciclo agrícola.
Os egípcios reverenciavam tanto essa estrela, que alinharam templos e pirâmides (como a de Gizé), para captar sua luz, e basearam seu calendário nesse evento, que sinalizava o Ano Novo.
Mitologia Grega: Sirius, o Cão Leal de Órion
Na mitologia grega, Sirius representa o fiel cão de caça do gigante Órion. Após a morte de Órion, os deuses eternizaram o caçador e seu leal companheiro canino nas estrelas. Daí surge a constelação do Cão Maior, onde Sirius é o destaque, simbolizando lealdade eterna e companheirismo.
Outra lenda grega menos conhecida conta sobre Sirius e sua paixão pela deusa Opora, representante dos frutos e da colheita. Incapaz de se unir à amada, Sirius intensificou seu brilho, causando ondas de calor intensas na Terra. Esse mito explica poeticamente o calor intenso sentido durante o verão, conhecido como os famosos “dias de cão”.
Há muitos outros mitos associados à essa importante estrela. Os polinésios, por exemplo, a usavam como guia para navegação e a celebravam com nomes como Ka’ulua (“Rainha do Céu”) no Havaí, marcando o solstício de inverno. Além de “Ka’ulua”, Sirius tinha outros nomes como “Tau-ua” nas Ilhas Marquesas e “Rehua” na Nova Zelândia.
Por fim, Sirius, em muitas tradições, carrega um simbolismo ambíguo: é tanto uma fonte de luz e sabedoria quanto um presságio de calor intenso ou desafios. Sua presença no céu inspirou mitos, rituais e até sociedades secretas, como a Maçonaria, que a vê como a “Estrela Flamejante”, símbolo de divindade e conhecimento.
Significados da Estrela Sirius no Mapa Natal
Essa estrela representa ambição, fama, orgulho, paixão, fidelidade, grandiosidade e riqueza. Pode falar de acontecimentos importantes que marcam a vida de um indivíduo e que trazem algum tipo de destaque e visibilidade.
No entanto, Sirius também é associada com ataques e mordidas de cães, incêndios e seca.
É preciso verificar onde (com qual ângulo ou planeta faz conjunção) a estrela aparece no mapa natal para ver com quais assuntos e áreas ela pode estar relacionada.
Estrela Sirius com o Ascendente
Pode acrescentar, para a personalidade do indivíduo, um lado curador, de guardião, assim como destaque e/ou muita paixão naquilo que se envolver. Também é preciso atenção, com essa configuração, com mordidas de cães.
Estrela Sirius com o Meio do Céu
Pode representar boa reputação, favorecendo a imagem pública (caso tenha outros elementos no mapa astrla que confirmem isso).
Estrela Sirius com o Sol
Com o Sol, há a possibilidade de sucesso nos negócios, brilho, destaque e liderança.
Estrela Sirius com a Lua
Essa combinação pode representar o sucesso nos negócios e mudanças benefícas no lar.
Estrela Sirius com Mercúrio
Próxima de Mercúrio, Sirius traz a possibilidade de benefícios nos negócios e o auxílio de pessoas, mas também preocupações desnecessárias.
Estrela Sirius com Vênus
Sirius com Vênus pode simbolizar facilidades, conforto, ganhos e luxo, mas também extravagâncias.
Estrela Sirius com Marte
Sirius com Marte pode intensificar a coragem, a lealdade e a generosidade, e trazer benefícios na área militar e em trabalhos ligados a metais.
Estrela Sirius com Júpiter
Com Júpiter, essa estrela indica benefícios e sucesso nos negócios, mas também viagens. Representa, ainda, o auxílio de familiares.
Estrela Sirius com Saturno
A Estrela Sirius próxima de Saturno no mapa natal pode simbolizar estabilidade para os assuntos que se relaciona no mapa, assim como justiça, perseverança e diplomacia. Além disso, pode representar benefícios para o lar e o possível auxílio de amigos para um alto cargo / posição.
As informações acima, dos possíveis significados da estrela Sirius com os sete planetas clássicos, foram inspiradas no livro “Estrelas Fixas e Constelações na Astrologia” de Vivian E. Robson (recomendo a leitura, inclusive)!
Estrela Sirius no Mapa Natal
Para descobrir se você tem essa estrela no seu mapa natal, veja se há algum ângulo (ascendente ou meio do céu, por exemplo) ou planeta próximo ao 14º do signo de Câncer. Se sim, as características dessa estrela serão adicionadas aos significados do planeta ou ângulo em que está próxima.
No entanto, você também pode verificar se há alguma estrela no seu mapa pelo site astro.com. Após fazer o seu cadastro no site e gerar o desenho do seu mapa (não se preocupe, é gratuito), você deverá clicar em “horóscopos” (ou “horoscopes” se estiver em inglês, mas você pode mudar o idioma para português no símbolo do globo, no lado direito do site). Clique depois na opção “seleção alargada de mapas” e na página que abrir em “objetos adicionais”. Depois, clique em “lista de estrelas fixas” e adicione as estrelas que desejar verificar, ou digite manualmente o nome da estrela. Para avançar, clique no botão “mostrar o mapa” para ir para a próxima página e obter o desenho do seu mapa natal com as estrelas que você selecionou. Se você quiser ver o passo a passo completo de como fazer isso, veja este artigo aqui do blog sobe estrelas fixas!
Por fim, Sirius é uma estrela potente, e sua posição no mapa pode indicar uma área de maior destaque e visibilidade – dependendo, porém, do restante do mapa natal. Você tem essa estrela no seu mapa em conjunção com algum planeta ou ângulo?
E se você quiser saber mais sobre o seu mapa natal, sobre você mesmo (a) e o seu próprio universo, entre em contato para agendar a leitura do seu mapa (ou do seu mapa do ano!). 🙂