Estrelas Fixas na Astrologia

por Ticiane Vitória

Você já ouviu falar sobre estrelas fixas? Na Astrologia Tradicional, seu estudo é bem importante, e na minha opinião, uma das partes mais interessantes.

Quando falamos de estrelas fixas estamos falando das estrelas mesmo, aqueles pontinhos brilhantes lindíssimos no céu. São chamadas de “fixas” porque se movem lentamente, podendo variar em torno de um 1 grau a cada 72 anos, aproximadamente. Ah, e você sabia que no passado os planetas eram chamados de estrelas errantes?

Na astrologia, as estrelas fixas são consideradas como um dos elementos mais antigos e profundos de análise, oferecendo um olhar mais detalhado sobre o mapa astral. Além disso, o estudo das estrelas fixas exige um conhecimento mais profundo de astrologia, e até de mitologia e simbologia. 

As Estrelas Fixas na Astrologia

Como existem muitas estrelas fixas, é recomendado fazer uma seleção e incluir somente as principais na interepretação astrológica. Essa seleção leva em conta a magnitude (brilho) aparente da estrela e também sua proximidade da eclíptica.

Sobre a proximidade da eclíptica: atribui-se maior destaque às estrelas localizadas nas constelações do zodíaco ou próximas à eclíptica. Isso porque devemos priorizar as estrelas próximas da faixa do Zodíaco, onde os planetas transitam.

Sobre a magnitude: quanto maior o brilho de uma estrela, menor sua magnitude. As estrelas de primeira magnitude (ou, menos que 1) são então, as mais brilhantes e visíveis. A magnitude de Sirius, por exemplo, é 1, a da estrela Scheat é 2 e da estrela Alcyone é 3!

Na análise astrológica, as estrelas mais importantes e impactantes são então essas de primeira (ou, menor que 1) magnitude. As de segunda e teceira magnitude também são avaliadas e podem trazer informações interessantes, mas as restantes (que vão reduzindo em brilho até a 6° magnitude) acabam sendo menos relevantes.

Sobre a orbe das estrelas fixas: outro assunto que diverge muito entre os astrólogos. De forma geral, as orbes utilizadas aqui podem variar de acordo com a magnitude das estrelas, porém, como qualquer aspecto dentro do mapa astral, a regra é: quanto mais perto, mais importante. Enquanto alguns astrólogos consideram apenas 0,5° para algumas estrelas, outros aceitam até 2° para as estrelas mais brilhantes e 1° para estrelas de maior magnitude.

Como as estrelas fixas são interpretadas no mapa natal?

No mapa astral, avaliamos se há alguma estrela em conjunção com algum planeta ou ângulo (ascendente, fundo do céu, descendente ou meio do céu), já que elas podem acrescentar suas qualidades aos planetas ou ângulos com os quais fazem conjunção. 

Ou seja, o primeiro passo na interpretação é identificar se há alguma estrela em conjunção com algum planeta ou ângulo: há algum planeta ou ângulo próximo de alguma estrela no seu mapa natal? Dica: comece a avaliar considerado até 1° de distância para não se perder.

Após identificar se há alguma ou mais estrelas, devemos compreender seus significados e interpretá-las, em união com o planeta ou ângulo em que está conectada, e claro, sempre levando em consideração todo o restante do mapa natal. Trouxe algumas dicas aqui e significados das estrelas, mas essa é uma leitura bem complexa e que exige uma análise profissional completa, tudo bem? Se você tiver interesse em saber mais sobre isso e fazer a leitura do seu mapa natal comigo, entre em contato!

Além disso, é importante saber que as estrelas não devem ser interpretadas de forma isolada, e nem todo mapa trará estrelas em conjunção com algum planeta ou ângulo. Outro ponto importante: é preciso que exista uma “confirmação” de outros fatores no mapa natal. A estrela traz sim seus significados, mas não atua sozinha. Por exemplo: uma estrela pode prometer fama e benefícios, mas se isso não estiver, de outra forma, simbolizado no mapa natal pelos planetas, pode ser que essa fama não aconteça. E se acontecer, pode não ser algo duradouro. *Esse exemplo foi tirado do livro Tratado das Esferas, dos autores Helena Avelar e Luís Ribeiro!

Alguns exemplos:

No mapa natal da modelo Gisele Bündchen, encontramos duas estrelas importantes: a estrela Vega em conjunção com o seu ascendente em Capricórnio e a estrela Sirius em conjunção com Mercúrio. Duas estrelas benéficas, ligadas à fama, como você verá nos significados depois.

mapa astral da modelo Gisele Bündchen, com a estrela Vega e a estrela Sirius em destaque.
Mapa Astral – Gisele Bündchen

No mapa natal de Kurt Cobain, fundador e vocalista da banda Nirvana, encontramos a estrela Scheat em conjunção com Saturno em Peixes. Essa estrela é de natureza maléfica, associada com suicídio e outros infortúnios. Estando com Saturno, pode ter relação com acidentes, morte na infância ou por afogamento.

mapa astral do cantor Kurt Cobain, com a estrela Scheat em destaque.
Mapa Astral – Kurt Cobain

observação importante: peço de todo o meu coração que você não interprete de forma isolada e sem uma análise completa uma estrela maléfica em seu mapa natal, se tiver, tudo bem? Só quis trazer um exemplo aqui, mas não é para gerar preocupações. As estrelas não devem ser lidas sozinhas, mas sim conectadas com o restante do mapa natal.

Estrelas fixas de natureza benéfica e maléfica

As estrelas podem ter natureza benéfica ou maléfica, porém, assim como os planetas, são associadas a qualidades positivas e negativas, tudo depende do contexto e dos aspectos que formam no mapa astral. Veja abaixo alguns exemplos:

Exemplos de estrelas fixas de natureza benéfica

  • Sírius
  • Regulus
  • Aldebaran

Exemplos de estrelas fixas de natureza maléfica

  • Algol
  • Alcyone
  • Antares

Significados das Estrelas Fixas na Astrologia

imagem de um céu noturno, estrelado e com montanhas na frente.

Para compreender os significados de uma estrela fixa, devemos conhecer sua natureza, constelação a qual pertence, e seus significados na mitologia. E o mais incrível é que cada estrela tem sua própria identidade, digamos assim. 

Cada estrela é associada a um ou dois planetas também, de natureza parecida. Por exemplo: a estrela Canopus tem a natureza de Saturno e de Júpiter, e é associada com a religiosidade, as viagens, o controle, a liderança e o conhecimento.

Separei alguns significados de algumas das principais estrelas fixas importantes na Astrologia:

Vega

localização atual: 15°40 de Capricórnio
magnitude: 0,03

Da natureza de Vênus e Mercúrio, essa estrela faz parte da constelação de Lira e confere fama, dons artísticos, beleza, habilidades manuais e generosidade.  

Sirius

localização atual: 14°26 de Câncer
magnitude: -1,46

A estrela mais brilhante do céu é da natureza de Júpiter e de Marte, e pertence à constelação do Cão Maior. É uma estrela considerada benéfica, e confere fama, honra e riqueza. Outros significados: ambição, liderança, orgulho, ataques/mordidas de cães.

Regulus

localização atual: 00°10 de Virgem
magnitude: 1.35

Pertencente à constelação de Leão, Regulus é associada com destaque, fama, insatisfação, ambição e desejo de poder desmedido. Tem a natureza de Marte e Júpiter.

Aldebaran

localização atual: 10°08 de Gêmeos
magnitude: 0.85

Essa é uma estrela pertencente à constelação de Touro, e tem a natureza de Marte. É associada com a intelectualidade, prosperidade, poder, honras e ferocidade.

Antares

localização atual: 10°06 de Sagitário
magnitude: 0.98 

De natureza de Marte e Júpiter, Antares pertence à Constelação de Escorpião e indica violência, autodestruição, impaciência, aventuras e perdas repentinas.

Canopus

localização atual: 15°19 de Câncer
magnitude: 0.72

Tem a natureza de Saturno e Júpiter, e é a estrela alfa da Constelação de Carina. É a segunda estrela mais brilhante do céu, e tem associação com a religiosidade, o conhecimento, as viagens, expedições e experiências. 

Fomalhaut 

localização atual: 04°13 de Peixes
magnitude: 1.16

Pertencente à constelação de Peixe Austral, essa estrela tem a natureza de Vênus e Mercúrio. Confere honra, e é associada com amores, arte e desejos.

Procyon

localização atual: 26°07 de Câncer
magnitude: 0.38

Essa estrela pertence à constelação do Cão Menor, e tem a natureza de Mercúrio e Marte. Confere orgulho, criatividade, lealdade e impulsividade.

Spica

localização atual: 24°11 de Libra
magnitude: 0.98

Essa estrela tem a natureza de Vênus e de Marte, e pertence à Constelação de Virgem. Confere riqueza, interesse pela arte e pela ciência, renome, colheita e prosperidade.

Algol

localização atual: 26°31 de Touro
magnitude: 2.1

Apesar de ter a natureza de Júpiter, Algol é uma estrela bastante temida, considerada a mais maléfica do céu. Indica instabilidade, violência, traições e intensidade. Tem também a natureza de Saturno, e pertence à constelação de Perseus.

Castor e Pollux

localização atual: 23°34 de Câncer (Pollux) 
magnitude: 1.14

localização atual: 20°35 de Câncer (Castor)
magnitude: 1.57

Os gêmeos da Constelação de mesmo nome: Gêmeos. São duas das estrelas mais famosas do céu, e sua história na mitologia é bastante interessante. 

Castor tem a natureza de Mercúrio, e é associada com a intelectualidade, facilidade com a oratória, curiosidade e instabilidade. Já Pollux é da natureza de Marte, e confere agilidade, criatividade, audácia e impaciência. 

Alcyone

localização atual: 00°21 de Gêmeos
magnitude: 3.0

Da constelação de Touro, Alcyone é uma estrela da natureza da Lua e de Marte. É associada com eventos difíceis, como perdas e rompimentos, mas também com ambição e libertação.

Betelgeuse

localização atual: 29°06 de Gêmeos
magnitude: 0.50 

Essa estrela tem a natureza de Marte e Mercúrio, e pertence à Constelação de Órion. Indica intensidade, imprudência e turbulência, mas também hora, destaque e prosperidade.

Rigel

localização atual: 17°11 de Gêmeos
magnitude: 0.12

Outra estrela que faz parte da Constelação de Órion é Rigel, a mais brilhante dessa constelação. Tem a natureza de Júpiter e Saturno, e é associada com honras, renome, assertividade e inventividade.

Altair

localização atual: 02°08 de Aquário
magnitude: 0.77

Essa estrela pertence à Constelação da Águia, da natureza de Marte e Júpiter. É associada com a confiança, ousadia, intensidade e boa sorte, mas também com exageros e atitudes inesperadas.

Scheat

localização atual: 29°44 de Peixes
magnitude: 2.6

Essa estrela é considerada maléfica, tem a natureza de Marte e Mercúrio, e pertence à Constelação de Pegasus. É associada com infortúnios, suicídio e homicídio, mas também com a intelectualidade, a filosofia e o pensamento livre.

Como identificar estrelas fixas no mapa natal?

Você pode ver se há alguma estrela importante no seu mapa natal pelo site astro.com – o mesmo que sempre recomendo por aqui e no instagram para gerar o desenho do mapa. 

Se você ainda não tem o desenho do seu mapa natal, veja esse passo a passo de como gerar. É necessário ter seus dados de nascimento (data, local e horário o mais exato possível) para isso, ok?

Se você já tem, veja o passo a passo abaixo:

1 – Acesse o site “astro.com“.

Faça o seu login ou cadastro por lá se ainda não tiver. Se você desejar mudar o idioma, clique no globinho, ao lado do carrinho, na parte superior.

imagem da página inicial do site "astro.com", um site para gerar o desenho de mapa astral e identificar estrelas fixas.

2 – Clique em “horóscopos” e depois em “seleção alargada de mapas”:

O próximo passo é clicar em “horóscopos” ou “horoscopes” – se você deixou o site em inglês. Depois clique em “seleção alargada de mapas” ou “extended chart selection”.

página do site "astro.com" mostrando o passo a passo para adicionar as estrelas fixas no mapa astral.

3 – Adicione as estrelas que desejar:

A página que vai abrir em seguida, trará muuuuitas informações e diferentes possibilidades, como a opção de escolha do sistema de casas, adicionar ou remover os planetas geracionais, ver o mapa natal de diferentes estilos, mudar o sistema de casas e também: adicionar estrelas fixas no mapa natal.

Uma das opções que você vai encontrar é essa: “objetos adicionais”. No entanto, pode ser que essas informações não apareçam para você no momento em que abrir a página pela primeira vez. Se isso acontecer, basta clicar no símbolo de “+” ao lado para abrir.

Após isso, clique em “lista de estrelas fixas” e adicione as estrelas que desejar, ou então digite manualmente. Depois clique no botão verde “mostrar o mapa” para ir para a próxima página e ver o mapa natal com as estrelas que você selecionou.

página do site "astro.com" mostrando como selecionar as estrelas fixas dentro do mapa astral.

4 – Veja se há estrelas fixas no seu mapa natal:

Na próxima página que abrir, você irá perceber que os nomes das estrelas fixas que adicionou aparecerão dentro do mapa natal, como no exemplo abaixo:

desenho de um mapa astral com a estrela fixa Sirius em destaque.
estrela Sirius no mapa natal

Nesse mapa acima, adicionei a estrela Sirius para usarmos como exemplo. Nesse mapa astral, essa estrela não seria interpretada porque não faz conjunção com planetas ou ângulos!

Já no mapa astral exemplo abaixo, ela seria importante, porque faz uma conjunção com Marte:

desenho de um mapa astral com a estrela fixa Sirius em destaque ao lado do planeta Marte, ambos posicionados no signo de Câncer, na primeira casa.
estrela Sirius no mapa natal em conjunção com Marte

Por fim, lembre-se de que as estrelas não devem ser interpretadas de forma isolada. Elas podem trazer informações interessantes, porém, devem ser avaliadas em conexão com o mapa natal. O objetivo da interpretação das estrelas fixas é enriquecer uma análise astrológica! 🙂

Quer fazer a leitura do seu mapa natal comigo? Entre em contato para informações e valores! 

Até o próximo artigo!

Você pode gostar

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies