Chegou o momento de falar sobre a água fixa do zodíaco: o signo de Escorpião. Nesse artigo, separei as principais características, modos e informações sobre esse signo. Vamos então, conhecê-lo melhor?
Signo Fixo
Escorpião é um signo fixo – os signos que estabilizam as estações. Esse é então, um signo do meio de uma estação: aqui no hemisfério sul, quando o Sol ingressa em Escorpião, a primavera (iniciada com o ingresso do Sol em Libra) ganha estabilidade.
Com isso, Escorpião ganha um modo mais rígido, tenaz, persistente…porém, o elemento desse signo é a água, que é úmida, maleável. Chegamos então na água fixa do zodíaco, uma mistura entre resistência e flexibilidade.
Signo do Elemento Água
O elemento água é o elemento das emoções, do sentir, da fertilidade. A natureza da água é fria e úmida, então traz também um lado mais calmo, comedido e introspectivo. Há neste elemento muita criatividade, imaginação, intuição e instinto. E essas características fazem parte do signo de Escorpião, que é a água mais resistente, simbolizando então as emoções mais pesadas, os sentimentos mais fixos – aquilo que realmente nos marca. É por isso que Escorpião traz a característica de controle, obsessão e rancor. É porque água é sentimento, e água parada é justamente deixar esses sentimentos parados, guardados.
Marte: o planeta regente de Escorpião
Marte é o planeta que simboliza as guerras, a destruição, os combates e os conflitos. Também representa ação, iniciativa, movimento e coragem. No mapa natal pode indicar a forma como um indivíduo age – mas também, indicar onde há conflitos.
E Escorpião recebe de Marte essa intensidade, força e energia, assim como o interesse por tudo o que é desafiador. É por isso que Escorpião tem uma forte ligação com a transformação, porque pode sentir facilidade para lidar com questões mais complexas, transformando algo negativo em positivo, trazendo solução para algum problema.
Além disso, Marte intensifica a sensibilidade escorpiana e traz força para seu lado intuitivo e instintivo.
Mistério, controle, intensidade…
Escorpião é um signo que envolve a intensidade de Marte (seu planeta regente), a sensibilidade do elemento água e a persistência de ser um signo fixo. Com isso, esse signo ganha controle, observação, introspecção e complexidade, além de ações baseadas em sentimentos.
Em Escorpião, há tenacidade, persistência, ambição e desejo de conquista. Há também um grande apreço por tudo o que é considerado difícil de alcançar, coisas ou situações que exigem estudo, observação, entrega e dedicação. Aliás, esse signo é também associado ao ato de se envolver completamente em alguma situação, de se entregar por completo, mergulhando com profundidade.
Como um bom signo de modo fixo, Escorpião estabiliza suas emoções, e assim, consegue obter um maior controle da situação e agir com estratégia. Mas, antes de agir, prefere observar e analisar muito bem as consequências. Aliás, seus pensamentos, sentimentos e ações tendem a ficar muito bem guardados, então não há exposição de seus próximos passos. É por isso que esse signo ganha também um lado misterioso. Então Escorpião é mistério, controle emocional, apego e internalização das emoções.
Escorpião é também a intensidade no sentir. Aqui não existe raso, meio termo. É o famoso 8 ou 80. O que é dito, precisa ser dito com muita verdade. E é por isso que esse signo traz também um lado desconfiado, porque precisa sentir total entrega e confiança do outro. É isso, ao menos, que espera.
Laços fortes, como verdadeiros pactos, também são associados com esse signo. Afinal, o desejo escorpiano é de estar junto de corpo e alma, com emoção e verdade.
A natureza escorpiana é complexa, defensiva, articulada, sensível, persuasiva e transformadora. E pelo interesse no difícil, no desafiador e em tudo o que exige dedicação e persistência, Escorpião traz um grande potencial para a investigação e pesquisas. Traz também curiosidade e o interesse em estudar áreas mais complexas, obscuras, muitas vezes, de difícil compreensão, e que necessitam de um olhar mais sensível e observador, um olhar profundo, um olhar escorpiano.
O Símbolo de Escorpião
Escorpião é representando pelo animal de mesmo nome. Seu símbolo é bastante parecido com do signo de virgem, porém, é uma letra M com uma “perninha” para fora, representando o respectivo ferrão do escorpião.
Escorpião no Mapa Natal
Em qual casa você tem o signo de Escorpião em seu mapa natal? É nessa casa e com esses assuntos que você pode se entregar com profundidade, onde vai em busca da verdade, onde se envolve intensamente.
Se você tem ascendente em Escorpião, talvez se sinta mais conectado com as características desse signo. Afinal, o ascendente representa o próprio indivíduo no mapa natal, e assim, fala sobre sua personalidade e motivações. O ascendente em Escorpião traz então uma atitude mais reservada, observadora e perceptiva. Pode indicar persistência, intensidade em suas atitudes e um lado mais misterioso, digamos assim. Porém, é essencial analisar onde e como Marte está posicionado no mapa natal (em qual signo, casa, aspectos que faz, etc). Além disso, observe se há planetas na primeira casa!
Se você chegou até aqui, espero que tenha gostado da leitura, e de conhecer um pouco mais sobre o signo de Escorpião! 😊
Beijos de luz, Tici!