Continuando a série sobre os signos, hoje vou falar de Touro, o segundo signo do zodíaco. Mas antes, quero novamente recomendar aqui a leitura desses dois artigos, que irão facilitar muito a compreensão das características dos signos:
Feito isso, vamos agora entender melhor o signo de Touro.
Signo Fixo
Touro é o primeiro signo de modo fixo e o primeiro do elemento terra. Os signos de modo fixo são aqueles que, literalmente, “fixam” as estações, como se trouxessem estabilidade para o clima. São os signos do meio de uma estação, e representam manutenção. Touro ganha então, essas características, e por isso apresenta uma expressão mais paciente e persistente.
Signo do Elemento Terra
O que reforça esses aspectos, é o fato de Touro ser um signo do elemento terra, o elemento da natureza associado com a praticidade, segurança, realidade, a base mesmo que devemos ter, sabe? E também o famoso “manter os pés no chão”.
O elemento terra é frio e seco, então representa calma, paciência, um lado mais reservado e introspectivo, mas também prático, pragmático, rígido e com pouca flexibilidade…
Essa terra fixa pode simbolizar coisas mais lentas, e por isso que o signo de Touro traz essa expressão mais suave, tranquila, paciente e demorada mesmo. Aliás, Touro é o signo mais associado com a teimosia, e isso acontece justamente por sua natureza persistente. Também é associado com o apego, e por isso traz um lado mais ciumento. Porém, sua natureza é forte, leal e resistente.
Vênus: o planeta regente de Touro
A suavidade que comentei acima também aparece em Touro por causa de seu planeta regente. O planeta do amor, da beleza, da arte e da harmonia rege os signos de Touro e Libra. Vênus representa os romances, a paixão e os relacionamentos, todas as coisas belas que existem, os momentos de prazer e diversão, e também os desejos. Dessa forma, Vênus proporciona delicadeza, gentileza, amorosidade e sensualidade para Touro, assim como o a busca pelo conforto e bem-estar.
Tranquilidade, teimosia, serenidade…
Touro traz então essa expressão suave, harmônica, voltada aos prazeres e boas sensações. É por isso que muitos associam esse signo com a preguiça e a gula, mas é possível compreender que o foco taurino é de apreciar tudo o que há de melhor.
Sabe aquela sensação boa e confortável de ouvir a chuva caindo lá fora num dia mais friozinho, enquanto assistimos um filme beeem legal (lembram que Vênus rege a arte, né?) e comemos algo bem delicioso, ou melhor, algo muito bom e ainda bonito, tipo uma sobremesa ou um prato bem preparado? Isso é bem Touro.
Além disso, quando agimos com calma, focando na qualidade de nossas ações…
Quando nos esforçamos e priorizamos dar um passo de cada vez ao invés de agir na pressa e no impulso (na vibe ariana)…
Quando apreciamos os pequenos (e na verdade, tão grandes) prazeres do dia a dia, como o descanso e o simples ato de relaxar… tudo isso, também é bem Touro.
O Símbolo de Touro
O animal de mesmo nome representa o signo de Touro, e o símbolo é a cabeça e os chifres do animal, representando uma estrutura forte e resistente.
Touro no Mapa Natal
Para finalizar, aproveite para olhar no seu mapa natal em qual casa você tem o signo de Touro. É nessa casa, e nessas áreas da sua vida, que as coisas podem acontecer de forma mais lenta, ou, que talvez você possa agir assim, com mais tranquilidade. É também onde tem mais paciência e apego, mas também pode sentir uma certa preguiça. Talvez você busque estabilidade nesses assuntos, assim como conforto e segurança.
Quem tem ascendente em Touro pode se identificar com essas características que falei aqui. Porém, é fundamental analisar Vênus no mapa natal (em qual casa e signo está) e verificar se há algum ou mais planetas no ascendente!
Espero que estejam gostando, e não se esqueçam: entrem em contato se tiverem alguma dúvida!
Ah, e deixo aqui também, para quem tiver interesse em ler, o artigo sobre Áries, o primeiro signo do zodíaco.
Beijos de luz, Tici!