Você provavelmente já deve ter sentido uma certa leveza e bem-estar após passar um tempinho em contato com a natureza. E isso é real, ela de fato tem esse “poder” de nos proporcionar tranquilidade e felicidade. Afinal, somos parte da natureza, então ao colocar os pés na grama, tomar um banho de mar ou até mesmo sentir o ar puro e fresco dentro de uma floresta, é como entrar em contato com nós mesmos.
E isso não é simplesmente algo que “achamos” ou sentimos, mas sim um fato já comprovado.
Uma pesquisa publicada no The World Journal of Biological Psychiatry, mostrou que ao passar mais tempo ao ar livre, a estrutura cerebral pode ser alterada, aumentando a massa cinzenta no córtex pré-frontal, região envolvida no planejamento, na regulação das ações e no desempenho cognitivo.
Além disso, várias instituições também afirmam isso, como a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Cientistas verificaram que morar perto de bosques, parques e jardins está associado a maior longevidade.
“Estar em contato com a natureza pode realmente melhorar aspectos da nossa saúde, principalmente a mental”,
diz a neurocientista Elisa Kozasa, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Fonte: Veja
Ao entrarmos em contato com a natureza, entramos em contato com a nossa verdadeira essência.
No entanto, muitas pessoas estão cada vez mais longe da natureza, infelizmente. E não digo apenas pela vida nas cidades, o que é normal, claro; mas sim pela falta de interesse nas atividades ao ar livre e no contato com o “verde”. Muitos nem olham mais para o céu, ou, nem reparam na mudança das estações.
Mas, quem sabe, ao descobrir os benefícios que o contato com a natureza pode proporcionar, muitos poderiam mudar de opinião, com o intuito de melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Para quem mora num lugar com pouca natureza ao redor, é interessante, sempre que possível, tirar ao menos um dia da semana para passear em algum lugar ao ar livre, com cores e vida. Além disso, ter plantinhas em casa também é uma ótima opção, não apenas para o bem-estar do ambiente, como também para deixar o local ainda mais harmônico.
Ah, e você sabia que no Japão existe uma terapia conhecida como “banho de floresta” (em japonês, shinrin-yoku), que consiste em passar um tempo dentro da mata para relaxar?
Já na Escócia, os médicos podem oferecer caminhadas na praia e observação de pássaros como receitas médicas, com o propósito de auxiliar no tratamento de doenças psiquiátricas, cardíacas e do diabetes.
10 Benefícios
Veja abaixo dez (dos muitos) benefícios de estar em contato com a natureza:
1 – melhora da saúde mental
2 – relaxamento e redução do estresse
3 – sensação de paz e tranquilidade
4 – diminuição do cansaço mental
5 – melhora a concentração
6 – estimula a imaginação e a criatividade
7 – descanso para a mente e para o corpo
8 – auxilia no processo de cura
9 – elimina energias negativas
10 – traz consciência e presença
Agora, sabendo de tudo isso, lembre-se de tirar um tempinho para se conectar com a natureza, sempre que possível.
Portanto, abra janela, deixa o ar entrar, saia para dar uma voltinha na rua e colocar os pés na grama…compre uma plantinha fofa para harmonizar o lar!
Beijos de luz, Tici! 🙂