Muitas pessoas não observam, com atenção, as estações do ano. Aliás, muitas, infelizmente, nem sabem a estação atual ou percebem o que está acontecendo ao seu redor, na natureza. Mas e você, que está aqui lendo este artigo, já parou para pensar na relação entre os signos e as estações?
Os signos e as estações
Os signos são divisões do zodíaco. O zodíaco é gerado pelo movimento aparente do Sol, e tem relação com as estações do ano. Esse movimento aparente do Sol é chamado de eclíptica, e é ao longo desse trajeto que os astros se deslocam no céu. Assim, neste trajeto, encontramos os doze signos do zodíaco. Ou seja, os signos são então divisões de 30 graus do caminho aparente do Sol, a eclíptica.
Lembrando que, nos estudos astrológicos, o ponto de vista utilizado é o geocêntrico, ou seja, a Astrologia toma como base as observações feitas a partir do nosso planeta.
Mas…por que estou falando sobre isso agora? Porque os signos tem relação com as estações do ano.
Os modos, modalidades ou quadruplicidades (divisão dos signos em grupos de quatro signos) indicam diferentes “expressões”, e estão relacionados com as estações do ano. Dessa forma, cada estação do ano conta com três signos e três modos (início, meio e fim): modo cardinal, o modo fixo e o modo mutável.
Portanto, temos quatro estações no ano, e cada uma delas é dividida em três meses (e também em três signos). Uma estação possui o seu início (cardinal), o seu meio (fixo) e o seu fim (mutável).
Início, meio e fim
Cada estação inicia em um solstício ou equinócio, exatamente quando o Sol ingressa em um signo cardinal.
- Quando o Sol ingressa em Áries temos o equinócio de primavera (no hemisfério norte) e de outono (aqui no hemisfério sul).
Então temos Áries, um signo cardinal, marcando o início da estação; Touro, um signo fixo, marcando o meio da estação; e por fim Gêmeos, um signo mutável, marcando o encerramento da estação. - Em seguida temos o ingresso do Sol em Câncer, o solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul).
Do momento modo, o Sol ingressando em Câncer, um signo cardinal, marca o início da estação; o Sol ingressando em Leão, um signo fixo, marca o meio da estação; e, por último, o Sol ingressando em Virgem, um signo mutável, marca o fim da estação. - Posteriormente, quando o Sol ingressa em Libra, temos o equinócio de outono (no hemisfério norte) e de primavera (no hemisfério sul). Ou seja, quando o Sol ingressa em Libra, um signo cardinal, temos o início da estação; quando ingressa em Escorpião, um signo de modo fixo, temos o meio da estação; e quando o Sol ingressa em Sagitário, temos o encerramento da estação.
- Por fim, quando o Sol ingressa Capricórnio, temos o início do inverno (no hemisfério norte) e do verão (no hemisfério sul).
Assim, o Sol ingressando no último signo cardinal, Capricórnio, temos o início de uma estação; quando o Sol ingressa em Aquário, um signo fixo, temos o meio da estação; e quando o Sol ingressa em Peixes, o último signo mutável e também o último do zodíaco, temos o fim da estação.
Cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio)
Os signos que iniciam as estações são denominados de CARDINAIS. São caracterizados pela iniciativa, ação e movimento. Aqui, o foco é na ação e nos “inícios”, sem pensar muito na continuidade ou na conclusão de algo.
Porém, nem todos os signos cardinais são iguais. Cada signo cardinal traz uma expressão diferente, afinal, são regidos por diferentes planetas, são de elementos diferentes, entre muitas “classificações”.
Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário)
Os signos do meio de uma estação são denominados de FIXOS. Assim, esses signos, de fato, “fixam”, estabilizam, representando estabilidade, paciência e persistência. O foco aqui, é na manutenção.
Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes)
Já os signos que encerram as estações são denominados de MUTÁVEIS. Do mesmo modo que uma estação vai mudando em seu fim, esses signos também representam mudança e variedade. Podem representar um certo “vai e vem”, com conclusões, mas também retornos e até mesmo inconstância.
Gostou de saber mais sobre a relação entre os signos e as estações? Aproveita para ver no seu mapa natal em qual modo/modalidade está cada casa astrológica, e também cada planeta! 🙂
Bjoos de luz, Tici