Eclipses na Astrologia

por Ticiane Vitória

Como amanhã, 08.11, teremos um Eclipse Lunar em Touro, pensei em trazer um post bem detalhadinho sobre o significado dos Eclipses na Astrologia.

Bom, amanhã teremos uma Lua Cheia, acontecendo próxima dos nodos lunares. Dessa forma, teremos um Eclipse Lunar, que vai acontecer às 08h02min. Não será possível observar o fenômeno aqui do Brasil, somente de forma parcial, pois a Lua já estará se pondo. Moradores do Acre talvez terão mais sorte na observação, porém, não de forma total como em outros países.

Mas vamos entender melhor o que esse fenômeno é e o que representa na astrologia?

O que é um Eclipse?

A palavra “eclipse” provém do latim “eclipsis”, que provém da palavra grega “écleipsis”, que tem “desaparecimento” como significado.

Um Eclipse é um fenômeno que envolve a ocultação de um dos luminares – Sol ou Lua. Ou seja, acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro, e esse escurecimento pode ser total ou parcial. Todos os anos temos eclipses, solares e lunares. Os Eclipses acontecem sempre que uma lunação ocorre nas proximidades dos nodos lunares.

Eclipse Solar

Um Eclipse Solar acontece na Lua Nova, quando a Lua se interpõe ao disco solar.

Tipos de Eclipses Solares

Eclipse Solar Total: o Sol é completamente ocultado pela Lua.

Eclipse Solar Parcial: o Sol é parcialmente ocultado pela Lua.

Eclipse Solar Anular: quando apenas a parte central do Sol é ocultado pela Lua, formando uma espécie de anel, como uma “borda” de luz.

Eclipse Lunar

Um Eclipse Lunar acontece na Lua Cheia, quando a Terra projeta a sua sombra sobre a Lua, ocultando-a.

Tipos de Eclipses Lunares

Eclipse Lunar Total: a Lua é totalmente coberta pela sombra da Terra.

Eclipse Lunar Parcial: a Lua é coberta somente por parte da sombra da Terra.

Eclipse Lunar Penumbral: a Lua fica levemente escurecida ao atravessar a zona de penumbra.

O que os Eclipses simbolizam na Astrologia?

Diferente do que muitos pensam e até do que muitos divulgam por aí, esse fenômeno não é “leve”, mas sim, visto com apreensão. Aliás, não recomendo fazer rituais em dias de eclipse. É fácil entender o porquê, já que esse envolvem ocultação, perda momentânea de luz.

Eclipses são mais importantes para a Astrologia Mundial, principalmente a nível coletivo e nas regiões onde são visíveis, podendo impactar questões políticas e ambientais, por exemplo.

Qual a importância do Eclipse no meu mapa astral?

Bom, em primeiro lugar, é interessante lembrar de que um fenômeno mundial, coletivo, acaba se tornando importante para todas as pessoas. Ou seja, pode ser que não traga nenhum significado individual, mas não deixa de ser importante, certo?

Como falei acima, os eclipses são mais importantes para a Astrologia Mundial, pois seu impacto tende a ser mais coletivo. Já para o mapa natal de um indivíduo, depende muito de cada caso, e nem todo astrólogo costuma avaliar.

Eu gosto de observar, no mapa natal, se o Eclipse acontece próximo de algum grau importante, como por exemplo, do ascendente, ou de algum planeta.

Dicas para dias de Eclipse:

Eclipses são eventos tensos e intensos, então é bem importante ter atenção com suas ações e reações. Eu sempre recomendo evitar mudanças e decisões importantes. Além disso, se possível, opte pela reclusão e introspecção. O ideal é observar, evitar o excesso de atividades, conversas difíceis e trabalhos mais complexos…aproveitar também para meditar, refletir, olhar para si mesmo e tudo ao seu redor, mantendo (sempre) sua atenção e consciência no momento presente!

O Eclipse Lunar em Touro de amanhã vai acontecer no grau 16 de Touro. Observe se há algum ponto importante próximo desse grau no seu mapa natal. De resto, vamos observar a semana e os próximos dias.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies