Continuando a série de artigos sobre a Lua nos signos, chegou a vez de falarmos sobre a Lua em Capricórnio, a Lua mais “séria” e responsável do zodíaco. Se esse é o seu signo lunar, continue lendo e me conte, no final, o que achou do artigo! 🙂
A Lua no signo de Capricórnio – o exílio da Lua
Capricórnio não é um signo muito tranquilo ou acolhedor para a Lua. Aliás, há signos onde os astros se sentem mais ou menos confortáveis, e Capricórnio é um dos signos de desconforto para a Lua, assim como Escorpião. Falando em astrologuês, esse é o signo de exílio da Lua, enquanto Escorpião é sua queda.
Dessa forma, quando a Lua entra em Capricórnio, seus assuntos acabam não fluindo tão bem, com tanta naturalidade, digamos assim. Vamos entender melhor:
A Lua rege o feminino, a maternidade, os sentimentos e a parte emocional. É associada com o universo feminino, com a imaginação, a sensibilidade, o instinto e a intuição. Rege o signo de câncer, o signo oposto de Capricórnio.
E Capricórnio é um signo regido por Saturno, o planeta das restrições, limitações e responsabilidades. Traz, assim, uma expressão mais direta, objetiva e realista, voltada para as questões práticas.
Nesse signo então, a Lua não consegue expressar sua sensibilidade com tanta facilidade, já que Capricórnio preza pela praticidade, trazendo um lado mais rígido e firme para as questões lunares.
O que significa ter a Lua em Capricórnio?
Ter a Lua em Capricórnio é trazer uma expressão emocional mais séria, fechada e reservada. Há por aqui, uma atitude mais “fria”, com pouca demonstração dos sentimentos e um maior desejo de manter em seu íntimo as suas emoções.
Além disso, pode existir uma certa dificildade para se conectar emocionalmente com outras pessoas, assim como criar intimidade, acolher e aceitar acolhimento.
Isso não significa que pessoas de Lua em Capricórnio não sintam intensamente ou não se envolvam com seus próprios sentimentos. Apenas não há tanta necessidade ou urgência em demonstrar essas emoções.
Como a Lua não se sente muito confortável neste signo, as emoções não fluem com tanta leveza e naturalidade por aqui. Quem tem esse posicionamento pode ser mais reservado com sua vida emocional, e por isso, muitos sentimentos podem ficar presos, camuflados, como se fosse normal não “vivê-los” ou expressá-los…assim, pode ser interessante observar isso, dando mais atenção ao seu sentir!
Pode ser mais difícil se aproximar e ganhar intimidade com pessoas com esse signo lunar, afinal, não se conectam tão facilmente. Há uma atitude emocional mais distante (até mesmo com pessoas próximas) e uma certa aversão com demonstrações públicas de afeto e carinho.
Humores e Necessidades Emocionais
Uma Lua em Capricórnio pode trazer um humor mais constante, sério (muitas vezes, pessimista) e rígido, com a habilidade para controlar suas emoções – e a preferência por não expressá-los, na maioria das vezes. Ou seja, há por aqui uma certa capacidade de estabilidade emocional e resistência, porque o foco é na realidade e nos deveres, e não tanto nos sentimentos…
Essa Lua traz firmeza e constância, principalmente para as questões do dia a dia e para os hábitos. A estabilidade é uma palavra-chave desse posicionamento, afinal, quem tem esse signo lunar precisa que tudo em sua vida seja estável: seus vínculos e relacionamentos, sua rotina, seu trabalho, seus ganhos financeiros…Precisa também de profundidade, praticidade e pode se sentir mais seguro (a) emocionalmente com situações constantes e bem estruturadas.
A Lua em Capricórnio pelas casas astrológicas
Além de avaliar o posicionamento por signo, devemos identificar a casa onde a Lua em Capricórnio está posicionada no mapa natal. No mapa abaixo, encontramos a Lua no signo de Capricórnio na casa 3:
Para identificar, veja qual número aparece dentro do círculo, como no exemplo acima. Se ficar com alguma dúvida, me chama no instagram que te ajudo a localizar! 🙂
Casa 1
Com a Lua em Capricórnio na casa 1, as emoções, mesmo que mais firmes, sérias e seguras, ficam um pouquinho mais evidentes, assim como os humores. Se esse é o seu posicionamento lunar, é possível que sua identidade, aparência a imagem tragam esse lado mais sério e profundo de Capricórnio, e a busca por estrutura e estabilidade pode ser algo visível em sua personalidade e expressão.
Casa 2
Esse posicionamento indica uma forte busca por estabilidade material e financeira, assim como bem-estar e tranquilidade emocional quando as questões financeiras estão estáveis. Se esse é o posicionamento da sua Lua, é muito importante que você tenha comprometimento com seus ganhos e gastos, mantendo tudo muito bem organizado e estruturado. Além disso, é interessante que você crie o hábito de economizar e tenha um bom controle financeiro.
Casa 3
Uma Lua em Capricórnio na casa 3 pode trazer uma atitude mais comprometida e bastante prática com a rotina e os hábitos do dia a dia, inclusive com os estudos e aprendizados. A expressão mais séria dessa Lua também pode aparecer na comunicação e expressão de quem tem esse posicionamento no mapa astral. Porém, a pessoa também pode ser mais reservada, cuidadosa e muito responsável com o que compartilha com outras pessoas.
Casa 4
Esse posicionamento pode indicar uma conexão emocional bastante profunda com suas raízes, seu passado e sua família. Mesmo que a pessoa não tenha o costume, nem o interesse em demonstrar muito afeto e sentimentos, pode trazer um vínculo forte com seus familiares e com o ambiente doméstico. Essa é uma Lua responsável, que preza pela estabilidade no lar e obtém nutrição emocional através da segurança de sua casa, e das pessoas com quem convive.
Casa 5
Uma Lua na casa 5 pode indicar a necessidade emocional de se conectar com a arte, com a criatividade e com a diversão, porém, nesse signo, pode ser um pouquinho difícil se soltar e deixas as coisas fluirem. Afinal, Capricórnio traz muito controle e um lado mais rígido para as necessidades e interesses da Lua. Então, temos aqui uma boa conexão com esses temas (romances, diversão, lazer, hobbies, jogos, entretenimento, arte, criações, filhos e maternidade), mas com uma expressão mais séria, cautelosa, bastante prática e responsável.
Casa 6
Esse posicionamento indica a necessidade de estruturação, empenho e responsabilidade com os afazeres e obrigações do dia a dia. Há por aqui um olhar comprometido e prático com os deveres e serviços, e a necessidade de ter tudo muito bem estruturado e organizado, inclusive os cuidados com a saúde. Quem tem esse posicionamento pode se sentir bem emocionalmente quando sente que está sendo produtivo e útil, auxiliando outras pessoas ou simplesmente trabalhando, realizando, fazendo acontecer!
Casa 7
Uma Lua em Capricórnio na casa 7 traz uma conexão bastante profunda com as pessoas ao seu redor, principalmente no casamento e com parcerias / sociedades. Há por aqui, um desejo em se conectar ao outro, porém, com uma demonstração de afeto mais discreta e distante. Esse posicionamento pode indicar laços fortes e profundos, e um olhar responsável em suas relações. Apesar de não existir tanto apego ou busca por carinho e cuidado emocional, há aqui uma certa necessidade de companhia e parceria.
Casa 8
Nessa casa, as emoções acabam sendo ainda menos expostas, e, possivelmente, mais difíceis de serem compreendidas – inclusive, pela própria pessoa. Nada é leve na casa 8, e uma Lua em Capricórnio aqui posicionada pode trazer uma expressão mais dura, carregada, tensa, pesada…Além disso, pode haver um certo medo de se abrir e demonstrar seus sentimentos, ou até mesmo de perder ou de não alcançar sua estabilidade.
Pode também existir a necessidade emocional de estar no controle das finanças (assim como acontece na casa 2), e até a facilidade para cuidar e administrar o dinheiro de outras pessoas.
Casa 9
Esse posicionamento pode indicar uma profunda conexão com os temas dessa casa: filosofia, espiritualidade, ensino superior, viagens…É possível que exista muita entrega e comprometimento com esses assuntos, e que suas crenças e conhecimentos sejam tratados com seriedade e responsabilidade. Há um olhar mais cético também, assim como a necessidade de estruturação com seus aprendizados.
Casa 10
Uma Lua em Capricórnio na casa 10 pode trazer a necessidade de ordem, disciplina e estruturação para a carreira e profissão, assim como o desejo em obter respeito e credibilidade por sua profissão e talentos. Traz um olhar mais prático, e muita ambição com os objetivos profissionais. Traz também um maior cuidado e responsabilidade com sua imagem pública.
Essa Lua pode trazer, ainda, muito comprometimento, empenho e dedicação com suas atividades, assim como uma busca constante por crescimento profissional. Essa é a Lua que se nutre emocionalmente através da carreira, do trabalho e dos novos desafios profissionais.
Casa 11
Quem tem esse posicionamento pode trazer a necessidade de se conectar profundamente com os amigos e com os grupos que participa, criando laços fortes e permanentes. Pode existir uma certa ambição, mas também muito comprometimento com seus próprios sonhos e objetivos. Se esse é o posicionamento da sua Lua, é muito importante que você se envolva em projetos e grupos, que participe de ações coletivas, e/ou, que sempre mantenha um bom contato com seus amigos e círculos sociais.
Casa 12
Assim como a casa 8, esse posicionamento também pode indicar um lado emocional bastante fechado e reservado. Os sentimentos não fluem muito bem por aqui, podendo existir um maior desejo de instrospecção, silêncio e quietude – principalmente quando algo mexer com as questões emocionais. Se você tem esse posicionamento no seu mapa natal, pode ser que você prefira, muitas vezes, a solidão, e que a conexão emocional (seja com algo, ou alguém, por exemplo) aconteça em ambientes fechados, de forma reservada e mais privada.
Trânsito da Lua: o que fazer quando a Lua está em Capricórnio?
Nos dias em que a Lua está transitando pelo signo de Capricórnio, podemos sentir um clima mais fechado, e uma maior necessidade de nos dedicarmos a algo, com seriedade, responsabilidade e comprometimento. São dias interessantes para agir de forma produtiva e com disciplina, investir em ordem, apresentar um olhar mais realista para as situações ao nosso redor e focar naquilo que é mais importante no momento.
Além disso, esse trânsito pode trazer um ar mais pessimista e crítico, e uma expressão mais fria, rígida e distante.
Essa é a sua Lua? Comenta e me diz se esse artigo fez sentido para você!
E se você desejar entender mais sobre o seu signo lunar e todo o seu mapa natal, entre em contato comigo! Eu trabalho com a leitura de mapa natal, mapa do ano (revolução solar), astrocartografia e astrologia eletiva! Vamos juntos descobrir mais sobre o seu universo? 🙂
Por fim, se você gosta de astrologia, me acompanhe também lá no instagram, onde falo diariamente sobre esse e outros assuntos!
Até o próximo artigo!
Tici!