O que é tarot e como funciona?

por Ticiane Vitória

Você sabe o que é tarot e como ele funciona? Percebi que ainda não havia postado nenhum artigo sobre esse assunto tão interessante e incrível aqui no blog. Bom, antes tarde do que nunca, certo? Vamos lá!

O tarot ou tarô, é um baralho comporto por 78 cartas, que são dividas em dois grupos: Arcanos Maiores (22 lâminas) e Arcanos Menores (56 lâminas).

Mas o tarot não é apenas um simples baralho para uso recreativo, como outros baralhos. Ele é um oráculo, e pode ser usado para o autoconhecimento, como forma de orientação, e ainda, para previsões.

O tarot é uma excelente ferramenta de aconselhamento, podendo nos indicar melhores caminhos, reflexões e decisões.

Origem do Tarot

Algumas observações interessantes sobre a origem do tarot:

  • No século XV, na Itália, cartas foram usadas, inicialmente, para um jogo de cartas chamado de “Tarrochi”. O jogo foi ficando mais conhecido e acabou se espalhando para outros países da Europa. Posteriormente, na França, o nome foi traduzido para “tarot”.
  • Jean-Baptiste Aliette, conhecido como “Eteilla”, foi o primeiro leitor de tarot a nível profissional, digamos assim.
  • Em 1909, o poeta Arthur Edward Waite, junto com a ilustradora Pamela Colman Smith, criaram o baralho Rider-Waiter, onde os significados foram baseados nos escritos do grupo da Ordem Hermética da Golden Dawn, que Waite fazia parte. Esse foi o primeiro baralho que trouxe as 78 cartas ilustradas.
  • Houve uma maior popularização da leitura do tarot na década de 70!
  • Atualmente, encontramos diferentes tipos de baralhos de tarot, ou seja, para todos os gostos! 🙂

Como o tarot funciona?

As cartas do Tarot representam arquétipos, já existentes no inconsciente coletivo da humanidade. Arquétipo é um conceito da psicologia que representa padrões de comportamentos relacionados a um personagem, figura ou papel social. E esses padrões, originados do inconsciente coletivo, são percebidos e compreendidos de forma parecida por todos os seres humanos.

A escolha das cartas, no momento da leitura de tarot, acontece de forma aleatória, seguindo a própria intuição, com o propósito de acessar respostas internas, conectando-se com significados existentes no inconsciente.

Há diversos tipos de leitura e tiragens de cartas. É possível abrir o tarot e tirar uma única carta, ou realizar uma leitura completa, fazendo a análise de diversas áreas da vida de um indivíduo.

Quem pode ler cartas de tarot?

Com o conhecimento necessário, a mente tranquila e o desejo de se conectar com a intuição, qualquer pessoa pode aprender a ler as cartas do tarot.

Aliás, muitos desejam aprender essa arte para uso pessoal, para ler e “jogar” em suas casas. No entanto, é importante compreender que, para começar, a leitura exige um mínimo de conhecimento, tanto teórico, quanto prático. Além disso, é necessário que a pessoa esteja disposta a se conectar com o momento, com as cartas e com a leitura. Porém, qualquer pessoa pode aprender a ler as cartas, seja com o objetivo de incluir essa atividade como hobby, ou, até mesmo, como uma profissão. No segundo caso, é fundamental investir em bons cursos e obter o conhecimento adequado antes de se aventurar.

Arcanos Maiores

A palavra “arcano” origina da palavra latina “arcanus“, que significa “mistério, oculto, segredo“. Arcano pode ser entendido como algo que está escondido, ou, que é desconhecido.

Os Arcanos Maiores simbolizam os arquétipos universais que ressoam na psique humana, ilustrados por figuras como o Imperador, o Louco, a Sacerdotisa…Eles são instrumentos valiosos para explorar aspectos do passado, presente e futuro do consulente, proporcionando profundas reflexões. Podem representar importantes lições de vida, trazendo significados mais profundos e complexos.

Arcanos Menores

Os Arcanos Menores ilustram as vivências rotineiras que permeiam nossa existência, como questões profissionais, relações interpessoais e finanças. Assim, podem servir como guias práticos, oferecendo conselhos e orientações sobre dilemas específicos. Podem trazer significados mais simples.

Como o tarot pode me ajudar?

O tarot é uma excelente ferramenta de conexão e de autoconhecimento. Surpreendentemente, respostas que já estão dentro de nós, podem aparecer com mais fluidez numa leitura, e assim, servir como aconselhamento. Além disso, podemos, através do tarot, obter mais clareza sobre o que queremos e buscamos.

Numa leitura completa do ano, por exemplo, o tarot pode servir como um guia daquele ano, trazendo informações sobre o nosso mundo interior e de acontecimentos do mundo exterior, ou seja, insights sobre os sentimentos e pensamentos que estão vivendo dentro de nós, mas também de situações ao nosso redor, como relacionamentos, vida profissional, planos e objetivos, etc.

Como perguntar algo ao tarot?

Em primeiro lugar, é importante estar 100% presente durante uma leitura – seja aquela que você for fazer sozinho, em casa, como também ao consultar um tarólogo. Busque manter a calma, fazer algumas respirações se necessário, meditar…o que você preferir!

Em segundo lugar, se você for jogar o tarot para você, em sua casa, busque um ambiente limpo, tranquilo e silencioso, onde você possa se concentrar na leitura.

Em seguida, ao fazer seus questionamentos, busque perguntar com objetividade, sobre um único tema, ao invés de misturar vários assuntos e acabar gerando confusão. Quanto mais simples for a forma como você montar a pergunta, melhor. Respostas que exigem detalhes e reflexões são bem interessantes, assim como questões mais básicas onde desejamos obter um simples “sim ou não”. Porém, mesmo nessas questões mais básicas, ou, em consultas mais rápidas, é muito importante refletir: “o que isso significa para mim?” / “o que isso está querendo ME dizer?”

E lembre-se, principalmente, de focar em você, na sua vida, no presente…evite misturar muitas situações, ou envolver outras pessoas.

Exemplos:

Qual caminho devo seguir para conseguir um emprego?

Há chances de um novo relacionamento amoroso em minha vida?

Estou seguindo a direção certa em minha vida profissional?

Tipos de baralhos de tarot

Existem vários tipos de baralhos de tarot, mas os três mais conhecidos são o Tarot de Rider Waite, o Tarot de Marselha e o Tarot Thoth. Se você já gosta desse assunto, provavelmente já ouviu falar sobre alguns deles, né?

Se você for comprar o seu tarot, além de observar o tipo que preferir e a qualidade das cartas, escolha o baralho que você mais se conectar!

Tiragem básica para começar

Existem diversos tipos de leitura de tarot, e também, diferentes tiragens. No entanto, tudo irá depender da forma como o tarólogo trabalha e também daquilo que o consulente busca no momento – não apenas numa consulta com um profissional, como também, jogando sozinho.

Uma tiragem bastante simples para quem deseja iniciar no mundo do tarot, e que pode trazer inspiração, alguma resposta ou mensagem para um momento importante, é a tiragem de uma única carta.

Outra tiragem conhecida é a de três cartas, onde podemos avaliar uma situação do passado, a situação do presente e uma situação do futuro (a carta da esquerda representará o passado, a carta do meio representa a situação atual, e a carta da direita representará o futuro). Além disso, esse tipo de tiragem também pode ser utilizado para respostas como sim ou não, onde a resposta positiva aparecerá no centro. Essa tiragem de 3 cartas pode, ainda, ser utilizada de outras diferentes maneiras.

Para qualquer tiragem, é importante que as cartas sejam muito bem embaralhadas, distribuídas na mesa e depois, ao escolher, é necessário pegar a carta com sua imagem virada para baixo.

Enfim, apenas uma introdução sobre o tarot aqui no blog. Como já falei, sou estudante de tarot e futura taróloga, por isso, espero trazer mais artigos sobre esse tema por aqui! 🙂

Qualquer dúvida deixe sua dúvida! Obrigada por acompanhar o blog!

Você pode gostar

Deixe um comentário

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para permitir serviços e funcionalidades no nosso site e para compreender a sua interação com o nosso serviço. Ao clicar em Aceitar, você concorda com o uso de tais tecnologias para marketing e análise. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies