Quando o Sol ingressa no signo de Áries, um novo ciclo zodiacal é iniciado, afinal, Áries é o primeiro signo do zodíaco. Após passar pelos doze signos, o Sol recomeça em Áries, marcando assim o ano novo astrológico.
É também o momento do equinócio de outono aqui no hemisfério sul (e da primavera no hemisfério norte), então temos o fim do verão por aqui e o início de uma nova estação. É então, um momento que pede sim algum tipo de celebração, principalmente para os apaixonados por Astrologia e claro, para os mais conectados com a natureza e suas estações. Então eu sempre recomendo separar um momento do dia (especialmente no horário em que o ingresso acontece) para refletir sobre o novo ciclo, meditar, avaliar, acender uma vela ou incenso e se conectar com esse momento especial! 🙂
Nesse ano, o ingresso do Sol em Áries aconteceu no dia 20 de março às 18h25min (horário de Brasília). E agora, vamos então conversar um pouquinho sobre esse ingresso e posicionamento (principalmente para os nativos desse signo solar).
Sobre o signo de Áries
Áries é o primeiro signo de tudo. É o primeiro do zodíaco, o primeiro do elemento fogo, o primeiro cardinal. E é regido por Marte, o planeta das batalhas, guerras e combates. É por isso que esse signo traz um modo muito competitivo, beirando a agressividade.
Áries é o fogo cardinal, aquele fogo que vai queimando e abrindo, ou derrubando, tudo o que vê pela frente. É a energia do início, aquela sensação (muitas vezes, boa ou nervosa) de começar algo, o desejo de se envolver com o novo.
Fogo é o elemento que envolve o calor e a secura, então traz expansão, entusiasmo, coragem, energia e motivação. Mas traz também pouca flexibilidade: a secura gera rigidez. Então Áries apresenta também um lado mais firme, com pouca facilidade para mudanças e movimento. Aliás, por ser um signo de modo cardinal, o movimento aqui é voltado para frente, para o novo, e assim Áries traz um lado muito revolucionário.
E é isso que o fogo cardinal do zodíaco apresenta: esse impulso para as novidades, essa energia voltada para os inícios. Quando a Lua está em Áries ou, quando o Sol ingressa nesse signo, por exemplo, podemos sentir um maior desejo de movimento, de iniciar algo que já estava em nossos planos. É como se surgisse uma maior facilidade para agir e fazer acontecer, ou, ao menos, de dar o primeiro passo.
Marte é o planeta regente de Áries. É o planeta do movimento, da agressividade, da iniciativa, da coragem e das guerras. Então Áries recebe essa energia, confiança e força de Marte.
Sol em Áries: o que significa?
O Sol está muito bem posicionado em Áries, pois nesse signo tem dignidade de exaltação (já prometi em outros artigos, eu sei, mas farei em breve um artigo dedicado a este assunto). Então é como se o astro se sentisse confortável nesse signo.
Esse posicionamento pode simbolizar coragem, desejo de independência e facilidade para liderar. Indica também o desejo de ação, a necessidade de novas aventuras e um grande interesse e foco em si mesmo. Aliás, Áries traz essa característica de independência, autonomia e de um certo egoísmo. O signo oposto, Libra, traz um maior foco para os outros, para os relacionamentos, enquanto Áries traz esse olhar para si.
Quem tem Sol em Áries no mapa natal, pode ser bastante enérgico, competitivo, entusiasmo e intenso em essência. Ou seja, as características arianas aparecem na essência do indivíduo. O Sol representa como somos em nossa forma mais pura, como viemos ser, nossa essência e propósito. Porém, é fundamental avaliar o mapa como um todo, e ver em qual casa esse Sol está, quais aspectos faz, etc.
O trânsito do Sol em Áries no mapa natal
É interessante avaliar em qual casa ou casas você tem o signo de Áries no seu mapa natal. Afinal, é por lá que o Sol passará quando estiver nesse signo – e assim, estará iluminando e trazendo foco para os temas dessa casa!
Além disso, nessa casa e com esses assuntos, os modos arianos podem aparecer: muita energia, agitação, impulso, pressa e irritação!
Como aproveitar melhor esse período em que o Sol está passando por Áries?
O Sol em Áries pode indicar períodos favoráveis para os inícios e lançamentos (dependendo, é claro, do mapa natal, dos trânsitos e de outros aspectos no momento). Também pode trazer um maior desejo de se aventurar e investir em exercícios físicos, por exemplo. Afinal, Áries traz energia e necessidade de movimento.
Nos períodos em que o Sol está transitando por Áries, podemos sentir um maior desejo de agir, de colocar em prática tudo aquilo que estávamos sonhando em Peixes. Esses períodos arianos podem trazer inovação, iniciativa, força, coragem e impulso para avançar, iniciar algum movimento, algo novo. São momentos interessantes para focar em si, olhar para seus desejos, objetivos e paixões, e aproveitar para ter mais confiança em suas ações.
Enfim, acho que é isso. Já desejei feliz ano novo astrológico no meu insta, mas desejo a vocês aqui também: feliz novo ciclo!
Nesse ano (2023), o Sol fica em Áries até 20 de abril.
Beijos de LUUUZ. Tici 🙂