A Lua em Sagitário traz entusiasmo, otimismo e um certo excesso de empolgação para a lado emocional. No artigo de hoje, vamos conhecer algumas particularidades e necessidades emocionais desse signo lunar, e também as características do trânsito da Lua em Sagitário.
A Lua no signo de Sagitário
O signo de Sagitário é regido por Júpiter – o planeta da expansão, da abundância, dos excessos, da justiça, das longas viagens, da espiritualidade e do conhecimento superior. Com isso, Sagitário recebe essa “contribuição” de Júpiter e traz uma conexão com essas características e temas, assim como Peixes, outro signo regido por Júpiter.
Sagitário é também um signo do elemento fogo, então, assim como Áries e Leão, apresenta muita coragem, entusiasmo, impulso e energia. É, ainda, um signo de modo mutável – os signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) são os signos que encerram as estações – então possui uma expressão inconstante e adaptável.
E a Lua, na Astrologia, rege o nosso emocional, e tudo aquilo que precisamos para nos sentir bem emocionalmente. Mas a Lua também representa a rotina e os hábitos, os humores e as oscilações.
Uma Lua em Sagitário pode trazer então, uma manifestação emocional bastante empolgante e divertida, mas também demasiada e impulsiva.
O que significa ter a Lua em Sagitário?
Ter a Lua em Sagitário é trazer bom humor para as questões emocionais, levando tudo com uma certa leveza e otimismo. Porém, também simboliza uma atitude emocional bastante excessiva em alguns momentos.
A expressão aqui acontece de forma entusiasmada e enérgica, e tudo é muito livre, aberto, sincero e até mesmo exposto. Por isso, diferente da Lua em Escorpião que traz um ar misterioso para as emoções e uma atitude mais reservada, a Lua em Sagitário não se preocupa em esconder o que está sentindo ou guardar para si. Os sentimentos são transmitidos com alegria, de forma extrovertida e espontânea.
E essa sinceridade toda pode ser algo positivo, mas também uma característica desafiadora. Essa é uma Lua que se expressa de acordo com o calor e o sentimento do momento, então as emoções são mais calorosas e visíveis, mas também excessivas, em alguns momentos. As emoções ganham uma certa impulsividade e excesso de entusiasmo por aqui, meio que sem filtros ou limites. Com isso, o indivíduo com esse posicionamento no mapa astral pode acabar se excedendo com suas próprias emoções, se expressando de forma excessiva ou muito direta e, novamente, sincera, sem avaliar as consequências posteriores.
Necessidades Emocionais
Quem tem Lua em Sagitário precisa ter liberdade em sua vida para se sentir bem emocionalmente. Afinal, Sagitário é um signo mutável, do elemento fogo, regido por Júpiter, então traz o apreço por novas experiências, aventuras e por tudo o que possa trazer expansão e diversão. Se esse é o seu signo lunar, é possível que você traga então a necessidade de ter a sua independência, de vivenciar coisas novas com frequência, de se divertir, de viajar e de se conectar com tudo o que possa proporcionar crescimento e elevação.
Como a Lua também fala sobre a nossa rotina e hábitos, uma Lua em Sagitário “pede” liberdade na rotina. Então, quem tem esse signo lunar precisa ter liberdade para fazer os seus horários, montar a sua agenda, e até mesmo ter liberdade geográfica para escolher onde deseja morar, estudar e/ou trabalhar, a partir de qualquer lugar do mundo. Ah, e ainda sobre hábitos, esse posicionamento pede uma certa atenção com hábitos exagerados e excessos na rotina.
Além disso, é importante que a rotina traga leveza, momentos de diversão e novas experiências, assim como atividades que possam proporcionar expansão e novos aprendizados no dia a dia.
Por ser uma Lua de fogo, também é importante incluir exercícios físicos, esportes ou outras atividades de aventura ao ar livre, porque há uma intensa necessidade de movimento por aqui. Há também muita curiosidade e sede de conhecimento, então cursos, estudos e leituras são algumas ferramentas para essa Lua expandir mentalmente, ampliando seus horizontes.
A Lua em Sagitário pelas casas astrológicas
Onde essa expressão sagitariana da Lua irá aparecer? Em qual área da vida? Para descobrir isso, é necessário identificar a casa astrológica onde a Lua em Sagitário está posicionada no mapa astral. No desenho do seu mapa natal você consegue visualizar o número da casa onde a Lua está, como no exemplo abaixo:
Se você ainda não tem o desenho do seu mapa, veja esse artigo que tenho aqui no blog com o passo a passo. É necessário ter seus dados de nascimento (data, local e horário – o mais exato possível) para gerar o mapa.
Casa 1
A Lua em Sagitário na casa 1 pode trazer uma explosão de emoções, de entusiasmo e de alegria para a personalidade, principalmente se estiver a poucos graus da linha do ascendente.
O lado emocional e algumas questões mais íntimas já costumam ser bastante “visíveis” nesse posicionamento, então há uma tendência em revelar os sentimentos de forma quase automática, espontânea e natural. Porém, na casa 1, os humores e as emoções podem ficar ainda mais evidentes.
Além disso, quem tem uma Lua em Sagitário na primeira casa, precisa sentir liberdade com a sua imagem e aparência, com seus gostos e interesses e com sua identidade e autenticidade! Pode também expressar muito otimismo e sentir facilidade para se conectar com outras pessoas, de forma divertida e enérgica.
Casa 2
Uma Lua em Sagitário na casa 2 traz a necessidade emocional de alcançar liberdade financeira e de ter a sua própria independência. A casa 2 representa os recursos, ganhos e gastos, e a vida financeira, de forma geral. Então a Lua aqui posicionada, pode trazer essa conexão emocional com o dinheiro, mas, por ser um signo mutável, e pela própria Lua representar inconstância e oscilações, esse posicionamento também pode simbolizar mudanças ou uma certa inconstância com seus ganhos e com seus gastos também. Assim, é preciso atenção com a falta de noção, de responsabilidade e de planejamento com as finanças, com os excessos e falta de limites!
Casa 3
Esse posicionamento indica a importância da liberdade na rotina e no ambiente diário. O otimismo e a expansão podem ser bem presentes na comunicação e expressão da pessoa que tem esse posicionamento, assim como a curiosidade e a necessidade de se envolver em novos conhecimentos. Há por aqui, a busca por expansão no dia a dia, que pode acontecer através de cursos e aprendizados, de conversas e boas trocas, ou também de pequenas viagens e passeios. Além disso, quem tem esse posicionamento pode sentir uma certa facilidade ou fluidez com outros idiomas.
Casa 4
Temos aqui uma forte conexão emocional com a família, com a casa e com as raízes, mas também o desejo de obter independência e liberdade desde cedo.
Se esse é o seu posicionamento lunar, é possível que você obtenha nutrição emocional a partir de sua própria casa e de seus familiares, e que sinta harmonia em um ambiente alegre e divertido. Apesar dos fortes laços, precisa sentir liberdade em casa, e pode passar por várias mudanças de residência ao longo da vida.
Casa 5
Na casa 5, a Lua em Sagitário precisa de muita diversão para obter bem-estar emocional. Afinal, esse é um dos temas dessa casa, que também representa as festas, o prazer, o entretenimento, o lazer…o bom humor pode ser então uma característica presente desse posicionamento!
Mas essa casa também fala de arte, de romances, de criações, de esportes e de filhos. Assim, essa Lua pode trazer um expressão emocional mais esponânea e bastante otimista para esses temas.
O desejo sagitariano de liberdade e de aventuras pode aparecer nos romances, e as atividades artísticas recebem um toque divertido! Ah, e o interesse em esportes, aventuras e atividades ao ar livre é ainda mais forte com a Lua em Sagitário na casa 5!
Casa 6
Esse posicionamento lunar pode simbolizar a necessidade de liberdade com as obrigações, tarefas do cotidiano e serviços. Uma Lua em Sagitário não gosta muito de regras, rotina e compromissos. Afinal, precisa ver coisas novas com frequência, aprender, explorar, expandir…é também uma Lua que preza pela diversão, e a casa 6 representa justamente o oposto disso, como as tarefas mais chatas, aquilo que fazemos porque devemos, e não porque queremos! Então essa Lua vai querer adicionar um toque divertido, envolvido de bom humor e leveza nessas tarefas diárias, tornando o ambiente mais agradável.
Casa 7
A Lua em Sagitário na casa 7 pode indicar uma forte conexão emocional com outras pessoas, principalmente em relacionamentos mais sérios, como o casamento ou alguma sociedade, por exemplo. Porém, apesar dessa ligação, há também a necessidade de liberdade nos relacionamentos, já que esse signo lunar tende a ser emocionalmente independente. Ou seja, quem tem esse posicionamento não gosta de se sentir preso, sufocado, protegido. Dessa forma, é importante que haja muita conversa no relacionamento, e que, com toda a sinceridade sagitariana, o indivíduo exponha suas necessidades e interesses.
Além disso, a Lua em Sagitário nessa casa pode indicar oscilações nos relacionamentos – há muita empolgação, paixão e impulso, mas pouca direção, foco e seriedade!
Casa 8
Nessa casa, esse signo lunar acaba se expressando com menos fluidez e otimismo do que os outros posicionamentos. A casa 8 representa alguns temas mais complexos da vida, como a morte, medos, crises e fim de ciclos. Também fala sobre heranças e o dinheiro compartilhado (que pode ter relação com o casamento ou alguma sociedade, por exemplo). Uma Lua em Sagitário nessa casa pode indicar um maior desapego com esses temas, mas pode existir algum tipo de medo com relação à sua própria liberdade e expansão. Porém, o indivíduo com esse posicionamento pode apresentar mais fé, otimismo, resiliência e força interior para lidar com desafios e crises.
Casa 9
Uma Lua em Sagitário na casa 9 pode simbolizar uma forte conexão emocional com viagens e com o estrangeiro, de forma geral, e também com outras culturas, filosofias de vida, espiritualidade e conhecimento. Essa é a Lua que se sente em casa quando está viajando, ou quando está em contato com assuntos e atividades que tragam expansão. Aliás, esse posicionamento (dependendo de outros fatores do mapa natal) pode indicar a possibilidade de morar fora, em outro país ou algum lugar distante.
Aqui, a nutrição emocional acontece através da espiritualidade, do contato com outras culturas e filosofias, do conhecimento superior, das experiências que pode vivenciar mundo afora e de tudo o que pode expandir seus horizontes.
Casa 10
Nesse posicionamento, a expansão e o otimismo da lua sagitariana aparecem na carreira, na vida profissional e em sua imagem pública. Quem tem esse posicionamento pode se expressar, profissionalmente, com alegria e entusiasmo, e apresentar muitas expectativas, sempre sonhando alto, com o desejo de ir além…
A Lua em Sagitário na casa 10 também pode indicar muitas mudanças profissionais e a busca por flexibilidade na carreira. Ou seja, com esse posicionamento, é importante ter liberdade para agir e tomar suas próprias decisões, ou, pelo menos, ter mais liberdade com seus horários ou com sua localização, com a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo, por exemplo.
Há também a possibilidade de trabalhos em outros países ou em multinacionais, assim como trabalhos que exijam outros idiomas, ou ainda, realizar viagens à trabalho. Ah, por curiosidade, um Mercúrio em Sagitário posicionado nessa casa também pode trazer significados parecidos! 🙂
Casa 11
A Lua em Sagitário na casa 11 obtém nutrição emocional quando está no meio de seus amigos e círculos sociais. Há aqui uma forte conexão com as amizades e os grupos que participa, mas também com seus próprios sonhos, idealizações e projetos. Dessa forma, o indivíduo com esse posicionamento pode ter muitas expectativas e ideais.
Além disso, esse posicionamento pode simbolizar a necessidade e, dependendo de outros elementos do mapa, a facilidade para fazer bons contatos e criar boas amizades, levando bom humor, otimismo e diversão para seus círculos sociais.
Casa 12
Esse posicionamento pode trazer uma certa moderação para a expansão emocional dessa Lua. Além disso, pode existir algum sentimento de trava ou bloqueio para expressar o seu lado mais otimista e viver toda a sua liberdade. Essa posição também pede uma certa atenção com vícios e escapismos, pela possível dificuldade de lidar com algumas emoções mais intensas.
Trânsito da Lua: o que fazer quando a Lua está em Sagitário?
Quando a Lua entra em Sagitário podemos sentir um clima de festa! Os sentimentos envolvidos são de alegria, otimismo, bom humor, empolgação, espontaneidade, coragem e generosidade. Há um maior impulso para se movimentar, e até mesmo um excesso de positividade e de fé. São dias em que ficamos mais confiantes, sentindo que tudo vai dar certo, que tudo ficará bem.
Há um certo anseio em se divertir, comemorar e celebrar a vida, assim como a necessidade de quebrar a rotina e sair em busca de novas aventuras e experiências.
Por fim, essas são algumas características mais gerais da Lua em Sagitário, e algumas possibilidades de interpretação. Mas, como sempre falo por aqui: é essencial avaliar o mapa natal como um todo, analisando cada partezinha com profundidade, e, principalmente, ligando todos os pontos! 🙂
Se você tiver interesse em fazer a leitura do seu mapa natal comigo, entre em contato que te passo o valor e todas as informações!
Espero que você tenha gostado desse artigo! No próximo, vou falar sobre a Lua em Capricórnio. Ah, e não esquece de me acompanhar no instagram (@ticivitoria), porque lá estou sempre comentando sobre os eventos astrológicos do momento e compartilhando dicas astrológicas!
Tici