Chegamos ao penúltimo signo do zodíaco: o signo de Aquário, o ar fixo e saturnino. Quando o Sol ingressa nesse signo, temos, aqui no hemisfério sul, a fixação de um clima mais quente, a estabilidade do verão.
Nesse artigo, separei as principais informações sobre esse signo. Vamos então, conhece-las?
Signo Fixo
Aquário é o último signo fixo do zodíaco. Os signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) são os signos do meio das estações, então estão associados com a manutenção. Afinal, quando o Sol ingressa em um dos quatro signos fixos, o clima ganha estabilidade. No caso de Aquário, temos bem o “meio” do verão no período aquariano, onde o clima está, de fato, mais “fixo”.
O modo fixo traz então uma certa resistência, teimosia e firmeza. É o modo que torna as coisas mais estáveis, seguras, e com isso, Aquário ganha essas características: teimosia, solidez, tenacidade…porém, Aquário é também um signo do elemento AR, então nesse signo, são as ideias que ganham estabilidade.
Signo do Elemento Ar
Aquário é um signo do elemento ar, o elemento da fluidez, dos pensamentos e da criatividade. É também o elemento dos relacionamentos, das interações e das trocas. O ar é movimento, e é isso também que Aquário busca.
Porém, Aquário é o ar fixo do zodíaco, sendo então o ar mais estável, simbolizando os pensamentos mais “firmes”, as ideias fortes e bem estruturadas. Esse ar fixo proporciona para Aquário, pensamentos mais elaborados, com menos impulso e diferentes direções (como acontece em Gêmeos, o ar mutável). Aqui, tudo é muito bem pensado e avaliado. E as ideias ganham ainda mais profundidade pela contribuição de Saturno, seu planeta regente.
Além disso, como um bom signo de ar, Aquário traz a necessidade de liberdade: para sem quem é, para fazer, pensar e falar o que quiser – e da forma como preferir.
Saturno: o planeta regente de Aquário
Saturno é o grande maléfico da astrologia, por conta de sua natureza extremamente fria e seca (assim que possível, trarei um artigo sobre a natureza dos planetas). É o último dos planetas visíveis e representa restrições, limitações, responsabilidade e cautela.
Saturno traz profundidade e seriedade para Aquário, e assim, os pensamentos aqui são mais bem estruturados, pois ganham esse lado saturnino. Aliás, Aquário tem um mix de leveza e profundidade, afinal, é um signo de ar regido por Saturno, que confere um lado mais “frio”, e até mesmo rígido para esse signo. É por isso que Aquário traz uma expressão mais séria, digamos assim. Porém, como um bom signo do elemento ar, Aquário traz também o interesse nas interações e nas trocas, então também tem esse lado mais sociável. O que acontece aqui, é que essas trocas, diálogos e relacionamentos precisam ser interessantes, inteligentes, e, novamente, profundos.
Aliás, há por aqui, muita responsabilidade com os pensamentos, palavras e tudo o que compartilha. Nada deve ser dito em vão, então conversas rasas não são envolventes. O estudo e o aprendizado também precisam de aprofundamento e dedicação, e por isso, tudo deve ser muito bem estruturado. Para reforçar, Aquário é então essa mistura de leveza, liberdade e movimento com seriedade, rigidez e profundidade.
Imprevisibilidade, rebeldia, criatividade…
Aquário é o signo que simboliza muito bem as ideias criativas, inovadoras, revolucionárias. Tudo aquilo que chega para fazer uma grande diferença, mudando muitas vezes, o rumo da humanidade. Como um bom signo do elemento ar, há por aqui um grande apreço pelo conhecimento, estudos e aprendizados, e por isso, aquário traz esse lado mais racional e intelectual.
Também é associado com as mudanças repentinas, o imprevisível e a rebeldia: o desejo de se fazer o que quiser, na hora que quiser. A liberdade de ideias é algo bem marcante de Aquário, e assim, esse é o signo “do contra”, que simboliza um jeito próprio de agir, e o desprezo por regras e tendências. A meta aquariana é ser, pensar e agir de forma única, incomum, diferente, e muitas vezes, de um jeito radical e excêntrico. A natureza aquariana é criativa, inventiva, visionária e idealista.
Aquário traz também um lado muito humano, e um forte senso de justiça. O pensamento por aqui tende a ser mais voltado aos outros, ao todo, ao coletivo. É também um signo que traz dinamismo e muita curiosidade, e assim, a necessidade das trocas, interações e aprendizados.
Aquário é autenticidade, inovação, originalidade. É o pensar fora da caixa, o ato de olhar para uma situação sob diferentes perspectivas. É também o ato de abrir caminhos, utilizando uma forma diferente para seguir em frente e deixar o novo acontecer. Representa o movimento das ideias e a necessidade de desprender-se.
Teimosia, invenções, rebeldia, indiferença, liberdade, igualdade, radicalismo, intelectualidade, movimento e independência são palavras que combinam muito bem com o signo de Aquário.
O Símbolo de Aquário
Aquário é representaado pela imagem de um aguardeiro – o transportador de água – carregando uma ânfora (um tipo de vaso antigo) e derrubando a água de seu interior. Seu símbolo representa o fluxo de água lançado pelo aguadeiro.
Aquário no Mapa Natal
Em quais áreas da vida você se expressa de um jeito aquariano? Veja a casa, em seu mapa natal, onde você tem esse signo! Nessa casa, você pode agir de forma diferente, original, criativa e imprevisível. Pode também ser mais “rebelde” com esses temas, mas também intelectual, e ter um olhar mais humanitário para as situações. Talvez, com esses assuntos, você prefira evitar regras e pressões.
Se você tem o ascendente em Aquário, pode se sentir bastante diferente das pessoas, ou, sempre pensar que não se encaixa em algum lugar (ou até mesmo, nesse mundo). É possível que tenha gostos diferentes, e até mesmo algo diferente na aparência. Pode ser bastante justo, se interessar por estudos e aprendizados, e priorizar a liberdade de suas ações.
Por fim, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o signo de Aquário! Até o próximo e último artigo sobre os signos! 🙂